• Edição 131
  • 19 de junho de 2008

Microscópio

Cinco décadas de Ortodontia

Jefferson Carrasco

Está programada para o segundo semestre desse ano a comemoração dos 50 anos da Ortodontia, curso de pós-graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No entanto, em uma feliz coincidência, este evento acontece na mesma época do “XV Encontro dos Alunos Pós-Graduados em Ortodontia” – que ocorre a cada dois anos, organizado pela Associação dos ex-alunos da pós-graduação em Ortodontia da UFRJ (ADEPO).

O que se promete é um imperdível episódio da história do curso de pós-graduação. “O encontro, direcionado para ex-alunos, alunos, professores ativos e aposentados, visa, não só a comemoração de uma data tão especial para nós, como também a confraternização da família ortodôntica e a discussão de ciência e suas aplicações”, explica Ana Maria Bolognese, professora titular da disciplina de ortodontia e presidente da ADEPO.

Segundo ela, o evento vai além do cumprimento da tradição de encontro bi-anual. “Queremos dar testemunho dos talentos desenvolvidos ao longo dos 50 anos do programa e, com isso, alcançar a atualização acadêmica.”.

Os 50 anos erguidos gradativamente

A primeira turma da pós-graduação surgiu em 1958, a partir da necessidade de um curso longo e bem estruturado que aliasse ensino à prática de modo conveniente na Ortodontia no Brasil. De acordo com a professora adjunta e vice-presidente da ADEPO, Margareth Maria Gomes de Souza, o professor emérito José Édimo Soares Martins, então catedrático da UFRJ, foi peça essencial para todo o processo.

− Quando, em 1952, regressou ao Brasil de uma viagem aos Estados Unidos, onde cursou a pós-graduação em Ortodontia na Universidade de Washington em Seattle, José Édimo começou a trabalhar por seus ideais. Com seu espírito crítico e sua maneira rigorosa de analisar os fatos, deu início ao treinamento de seus assistentes e, com diplomacia, às conversações com autoridades da Universidade sobre a relevância do curso −, conta Margareth.

Outro nome apontado por ambas as professoras é o do professor emérito Carlos de Souza Telles. Colaborador precursor, Carlos formalizou o credenciamento do curso de Mestrado, em 1974. “Ele é de marcante inteligência, grande capacidade de trabalho e espírito administrador”, enumera Margareth. Prova de tais palavras da vice-presidente da ADEPO se apresenta sete anos depois da habilitação do Mestrado. Em 1981, o “sempre ativo e inconformado” Carlos de Souza Telles credenciou o nível de doutorado, e, dessa forma, elevou o patamar do programa.

Sempre no enfoque de ampliar os benefícios da pós-graduação, em 2005, este curso absorveu duas outras áreas de concentração. A Periodontia e a Odontopediatria, as quais só dispunham de mestrado, foram englobadas e postas em nível de doutorado.

Desdobramentos da excelência

Segundo as informações das professoras, os efeitos desses 50 anos são sólidos, tanto no ensino, quanto na pesquisa e no atendimento clínico à comunidade, e se mostram predominantemente positivos. “Noventa e três por cento dos ex-alunos atuam, hoje em dia, nas áreas de Ensino e/ou de Pesquisa. Também é importante comentar que as maiores expressões da Ortodontia mundial foram professores visitantes no curso”, afirma Ana Maria Bolognese.

Ainda de acordo com ela, praticamente todos os estados da nação foram contemplados com egressos, assim como outros países, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Portugal, Colômbia, Peru, Bolívia, Panamá e Canadá.

O evento

A comemoração dos 50 anos será celebrada dia 8 de outubro, no salão Pedro Calmon no Centro de Cultura da UFRJ, com representações da Reitoria, da Faculdade, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), CAPES e Conselho de Odontologia. Na ocasião, será outorgada a Comenda Professor José Édimo Soares Martins − maior honraria da Ortodontia brasileira − a um ex-aluno. As demais atividades, que acontecem até o dia 12, terão lugar no centro de convenções do Hotel Windsor. Haverá a presença do professor Marco Rosa da Universidade de Insubria – Itália, como convidado especial, para ampliar o espectro das discussões, através de sua abrangente formação − Medicina, Odontologia e Ortodontia.