• Edição 130
  • 12 de junho de 2008

Saúde e Prevenção

Dor no ombro sem restrição de idade

Jefferson Carrasco

Um problema comum que acomete às pessoas são as dores no ombro. O “Saúde e Prevenção” desta semana discuti o assunto, que não se relaciona com idade, nem sexo. Ocorrem em crianças, adultos e idosos, homens e mulheres, esportistas ou sedentários. Limitam movimentos simples, como erguer e abaixar os braços, e pioraram durante a noite. “Basicamente, a etiologia pode ser traumática, degenerativa, infecciosa ou tumoral.”, explica Antônio de Abreu, chefe de serviço da Ortopedia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).

A dor no ombro apresenta-se como um dos mais freqüentes quadros em consultórios de ortopedistas é a segunda causa de queixa no aparelho locomotor, ficando atrás da dor na coluna vertebral. Em função disso, é essencial a realização da anamnese e, por conseqüência, a formação do diagnóstico com rapidez. No entanto, o processo nesses pacientes é um tanto quanto diferenciado, uma vez que não se restringe os exames laboratoriais e de sangue.

- Além de nos apoiarmos em exames relacionados à imagens, como Radiografias, Ultra-sonografias, Tomografias Computadorizadas e Ressonância Magnética, realizamos exames físicos, que visam a avaliação dos movimentos articulares ativos ou passivos, e assim,  procuram observar o grau de movimento ou alguma limitação do movimento do ombro do paciente -, relata o ortopedista.

O problema mais comum nos consultórios está ligado ao quadro degenerativo. Logicamente por questões de idade, associadas ainda à calcificação – determinante interno -, as articulações são comprometidas. “O processo degenerativo das estruturas anatômicas do ombro é um processo inexorável que inicia na faixa do adulto jovem e tem seu ápice na quarta e quinta décadas”, justifica Antônio.

A patologia discutida também está relacionada à prática de esportes e às pessoas sedentárias. Muito freqüentes nos dias de hoje, devido à visibilidade que as academias e os centros esportivos garantiram, as lesões inflamatórias são geradas por movimentos repetitivos ou excesso de utilização dos músculos envolvidos que, dessa forma, atingem os tendões. Tais fatores são exemplos de agentes externos de casos traumáticos que encerram tanto jovens quanto atletas.

Para tratar as dores no ombro, de acordo com Antônio de Abreu, existem métodos clínicos, fisioterápicos e técnicas cirúrgicas bastante evoluídas. Neste caso, a artroscopia representou um avanço importante, porque evita complicações inerentes ao ato cirúrgico.

O que as pessoas devem atentar, segundo o ortopedista, é a prevenção, que pode e deve ser realizada no ambiente doméstico.

- É necessário o fortalecimento dos músculos com exercícios regulares e alongamentos, a fim de evitar o aparecimento da síndrome do impacto que leva às lesões. Para tanto, o enfoque principal é a correção postural, a qual é relevante ao carregar peso ou realizar exercícios –, aconselha o especialista.