• Edição 129
  • 05 de junho de 2008

Cidade Universitária

Obras em avenida do campus prometem melhora no trânsito

Jefferson Carrasco

Desde o início de maio, a prefeitura da Cidade Universitária realiza reformas na avenida Rodolpho Paulo Rocco localizada entre o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e o Centro de Ciências da Saúde (CCS). As obras estão inseridas no plano de controle de riscos nas avenidas e ruas da Ilha. Segundo o prefeito Hélio de Mattos, a reforma contribui para enrijecer a disciplina do trânsito no local, ao evitar que veículos trafeguem na contramão e passem de uma pista para outra.

– Pela avenida Rodolpho Paulo Rocco, diariamente, passam 25 mil veículos aproximadamente. As obras têm bastante importância, uma vez que, onde desemboca a avenida, circula 40% do tráfego da Ilha –, afirma o prefeito.

Outra motivação para realizar a reparação da avenida, de acordo com Hélio, é a propensão de acidentes na área. “Todos os dias, 5 mil pessoas procuram o hospital da UFRJ e 60 mil estudantes se deslocam pelas calçadas do entorno”, declara.

Para um eficaz retorno dessa política no setor urbano e de transporte, a prefeitura apresenta no plano de obras algumas metas, as quais propiciarão segurança aos motoristas e pedestres.

Com enfoque na velocidade dos carros, há uma reforma na atual lombada entre o prédio do HUCFF e o CCS, a implantação de mais sinalização horizontal e vertical e a instalação de sonorizadores. Em função do respeito às estruturas de trânsito do local, a prefeitura pretende dividir a avenida, em toda a sua extensão, por um canteiro central com jardins, evitando que os motoristas passem de uma mão para a outra e, ainda, há a intenção de reformar a rotatória próxima à Faculdade de Odontologia. Além disso, também está na agenda de obras, a construção de dois abrigos de ônibus – um em cada lado da avenida.

As obras – principalmente a do corredor central –, têm previsão de encerramento para final de julho e estão chamando a atenção dos que circulam pelo local, já que máquinas e operários agora somam ao contingente do ambiente. O prefeito, no entanto, não acredita que tais ações causem distúrbios ao trânsito.

– O engarrafamento ao final do expediente possui causas externas à UFRJ como a alta quantidade de veículos nas linhas vermelha e amarela; as obras não influem em nada. – ressalta Hélio de Mattos.

Por fim, o prefeito diz que pretende colocar operadores de trânsito entre 8h e 17h entre o CCS e o HUCFF. Segundo ele, circulam pela Cidade Universitária, diariamente, cerca de 20 a 30% de veículos que não são do campus e que a concentração maior da frota se dá entre 15h30 e 17h30, somando 15 mil veículos no espaço de três horas.