• Edição 128
  • 29 de maio de 2008

Saúde em Foco

Ministro da Ciência e Tecnologia reforça defesa das pesquisas com células-tronco


Cássia Almeida

RIO - O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, disse nesta quinta-feira que é preocupante a divisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a votação a respeito de pesquisas com células-tronco embrionários. Rezende deu a declaração ao sair do XX Fórum Nacional, que acontece na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

- Nós estávamos certos de que o (ministro Carlos) Direito iria votar contra, mas esperávamos que desde ontem tivéssemos a maioria de votos a favor. Então, o fato da sessão ter terminado empatada está deixando todos nós muito preocupados - afirmou.

Apesar disso, o ministro garante estar esperançoso de que hoje o STF decida pela liberação das pesquisas com células-tronco embrionárias.

- Elas são fundamentais. Há uma argumentação de que se pode fazer estas pesquisas com células-tronco maduras, mas não é verdade. As células-tronco embrionárias têm papel importante. Estou confiante de que hoje o tribunal finalmente vá decidir a favor - disse.

Perguntado se o governo tem algum plano B, caso estas pesquisas não sejam liberadas, Rezende disse que não, acrescentando que isso representaria um retrocesso muito grande. Segundo o ministro, esta é uma área de fronteira na pesquisa médica e a falta de definição sobre a questão tem impedido que pessoas importantes se dediquem como deveriam ao tema.

Sobre a proposta de criação de um novo órgão federal para dar autorização a pesquisas nesta área, o ministro informou que a comissão nacional de biossegurança já é capaz de cuidar deste assunto. Rezende disse que trata-se de uma equipe formada por doutores especializados, um quarto deles membros da área de saúde, que têm o assessoramento dos maiores cientistas do país. 

 

O Globo online , 29 de maio, Editoria Ciência

Link original: Clique aqui