• Edição 128
  • 29 de maio de 2008

Agenda

Odontologia pesquisa a periondontite

A Faculdade de Odontologia realiza uma pesquisa científica sobre a periodontite agressiva. Para isso, a FO disponibiliza 30 vagas para atendimento gratuito a pacientes entre 18 e 35 anos que sejam portadores da doença.

Quem desejar participar deve entrar em contato pelos telefones 2562-2035, 2562-2049 ou 2562-2039. A coordenação da pesquisa informa que não serão abertas outras vagas além das 30.


30 de maio

70 anos do IPUB

O Instituto de Psiquiatria (IPUB-UFRJ) encerra, dia 30 de maio, o prazo para inscrições com maior desconto, para o simpósio “Diretrizes no Tratamento de Transtornos Mentais - 70 anos do IPUB”, que acontece nos dias 3, 4 e 5 de julho, em homenagem ao septuagenário da instituição.
Na programação, temas como “Treinamento do tratamento de tabagismo”, “Tratamento dos transtornos alimentares e da obesidade: abordagem de casos clínicos”, “Diagnóstico e tratamento de depressão na infância”, entre outros, serão abordados em palestras e cursos. Além disso, os participantes poderão conferir apresentações livres em pôsteres e mesas-redondas que acontecem ao longo do Simpósio.

As vagas para o simpósio Diretrizes no Tratamento de Transtornos Mentais são limitadas.  Mais informações com a secretaria do evento, pelo telefone 2295.2549 ou pelo e-mail simposio@ipub.ufrj.br.

 

Roda Cultural

A Companhia Folclórica do Rio, da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ realiza a toda a última sexta-feira do mês, a Roda Cultural, em frente ao prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

O encontro acontece dia 30, a partir das 18 horas, é composto por cantos, batuques e danças: jongo, coco, cacuriá, batuque de umbigada, tambor de crioula e samba de roda entre outros.

Roda Cultural é mais uma ação da Companhia Folclórica do Rio-UFRJ, que tem a missão e o prazer de  trazer a cultura popular para dentro nossa Universidade. Trata-se de um evento que leva a todos da UFRJ, e a quem mais quiser chegar, a delícia das danças brasileiras de tambor, fruto de nossas pesquisas em campo. É uma roda aberta, todos podem participar, brincando do jeito que der –, explica a professora Eleonora Gabriel, coordenadora da Companhia Folclórica.

 

Missa de sétimo dia

 

 

A missa de 7º dia em lembrança ao professor João Ferreira será realizada nessa sexta-feira, dia 30 de maio, às 18h, na capela São Pedro de Alcântara, no Fórum de Ciência e Cultura-UFRJ, avenida Pasteur, 250/2º andar – Praia Vermelha.

 

 



31 de maio

Doutores da Alegria promovem oficina

Conhecidos pelo trabalho feito em hospitais, os Doutores da Alegria compartilham, na próxima semana, a experiência acumulada ao longo de 16 anos de trabalho. Trata-se da oficina de orientação Palhaços em Rede, voltada para pessoas ou grupos que já atuam como palhaços em hospitais, seja de maneira amadora ou profissional, voluntária ou remunerada. O encontro deve abordar aspectos da metodologia desenvolvida pelo grupo, como a relação de confiança que deve ser estabelecida entre palhaço e paciente, além de organização de grupo e noções de improviso, entre outros.

A oficina, gratuita, ocorre a partir das 9h. As vagas são limitadas em 20. O evento acontece na sede dos Doutores da Alegria, rua Senador Dantas, 80 – sala 1807, no Centro do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail rede@doutoresdaalegria.org.br ou pelo telefone 2532-1453, onde mais informações podem ser obtidas.

 

Intervenção Fonoaudiológica nos Traumas da Face

O Referência – Centro Interdisciplinar de Aperfeiçoamento promove no próximo dia 31, das 9h às 17h, o evento “Intervenção Fonoaudiológica nos Traumas da Face”. Entre os temas abordados está classificação das feridas e fraturas, diagnóstico, prognóstico, escada de pacientes críticos, fisiopatologia, complicações, atendimento pré-hospitalar, abordagem clínico-cirúrgica, cicatrização, seqüelas, equipe interdisciplinar e atuação fonoaudiológica.

O evento acontece no Colégio Batista Shepard – rua José Higino, 416 – Tijuca. Informações podem ser obtidas pelos telefones 2201-2056, 9971-7066 ou fax 2704-7334, além do e-mail contato@referenciabrasil.com.br.


2 de junho

Simpósio de anfíbios

O Instituto de Biologia da UFRJ realiza o III Simpósio de Anfíbios no próximo mês. Com o tema “Conhecer para preservar”, o encontro tem como objetivo promover o intercâmbio entre os conhecimentos sobre os anfíbios nas diversas áreas de pesquisa. Segundo a organização, em 2008 serão enfatizados diversos aspectos dos anfíbios, com destaque para a importância dos animais em pesquisas científicas, no meio ambiente ou na educação.

Fruto de um intercâmbio entre a UFRJ e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), o evento acontece entre os dias 2 e 5 de junho, no campus da Unirio, na Urca, zona sul do Rio de Janeiro. As inscrições são feitas pelo site do evento: http://acd.ufrj.br/labhac/simanf2008.htm. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail simanf2008@yahoo.com.br.

 

VIII Curso de Capacitação em Prevenção e Controle de Infecções

De 2 a 30 de junho, a Associação de Estudos em Controle de Infecção
Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro (AECIHE/RJ) realiza o VIII Curso de Capacitação em Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde.

O curso acontece as segundas feiras, de 13h às 17h na Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, rua Mem de Sá, 197 – Centro. Inscrições e informações: 2232 9401 ou pelo e-mail: aeciherj@aeciherj.org.br.

 

Ciclo de cinema, cultura e identidade

O Núcleo de Estudos Cultura e Sociedade – Companhia Folclórica do Rio-UFRJ promove, de 2 a 23 de junho, o “IV Ciclo de Cinema, Cultura e Identidade”, que se realiza todas as segundas-feiras do mês, no Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ.

Trata-se da exibição de filmes nacionais, seguida por debates, a partir das 18 horas, no salão Moniz de Aragão – avenida Pasteur, 250, Praia Vermelha. Na programação:“Um olhar sobre os quilombos do Brasil” (Cida Reis e Júnia Torres); “Fé” (Ricardo Dias); “Jogos, calangos e folias” (Hebe Mattos e Martha Abreu) e “Macunaíma” (Joaquim Pedro de Andrade). A entrada é franca.


4 de junho

Capacitação em Programação Neurolinguística

Pela primeira vez no Rio de Janeiro, será realizada  uma capacitação em Programação Neurolinguística (PNL) totalmente voltada para profissionais de educação, sejam professores ensino infantil ao universitário, instrutores, facilitadores e multiplicadores. Os facilitadores do programa serão dr. Jairo Mancilha (diretor do INAp, mestre e doutor em medicina pela UFRJ, pós-doutorado pela Northwestern University, Chicago, USA, além de membro internacional da American Society of Clinical Hypnosis)  e  a psicóloga, consultora e master em PNL e Tecnologia de Participação, Dulce Gabiate.

Os temas abordados serão: “Trabalhando auto-conhecimento, auto-estima e motivação”, “Técnicas para propiciar o aprendizado” e “Recursos para dinamizar as aulas”. A capacitação terá 40 horas, com um encontro de 3 horas por semana, sempre das 19h às 22h. Para maiores informações, entre em contato com o dr. Jairo (2551-1032 e 2551-7647) ou dr. Dulce (9999-9436).


5 de junho

IV Congresso Internacional de Clínica Médica

Em 2008, o Brasil sediará o IV Congresso Internacional de Clínica Médica. Sob organização da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), o evento tem como tema central a Saúde Integral da Mulher. Em debate, assuntos como anticoncepção, reposição hormonal, menopausa, climatério, osteoporose, além dos temas tradicionais da clínica médica, como síndrome metabólica, arritmias, fibrilação atrial, medicina de urgência e cuidados paliativos, entre outros.

O evento ocorre entre os dias 5 e 7 de junho, em São Paulo, porém as inscrições já podem ser feitas pela internet. Também já podem ser enviados os trabalhos para apresentação de temas livres. O congresso é voltado para médicos clínicos, residentes, estudantes de medicina e todas as especialidades envolvidas ou interessadas no assunto. Para se inscrever e saber mais informações, acesse: www.sbcm.org.br/internacional2008.


6 de junho

II Simpósio de História da Medicina e da Cirurgia do Rio de Janeiro

Evento da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, em homenagem aos 200 anos do ensino médico no Brasil. O evento faz parte do calendário dos 200 anos da Faculdade de Medicina da UFRJ. Clique aqui para maiores informações.


7 de junho

Simpósio de Tratamento Endovascular das Patologias Aórticas

No dia 7 de junho, sábado, a partir das 8h30, acontece o Simpósio de Tratamento Endovascular das Patologias Aórticas. Com o apoio da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Regional Rio (SBACV/RJ), o evento ocorre no Hospital Universitário Pedro Ernesto, da UERJ, em Vila Isabel. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas. Inscrições pelo telefone (21) 2533-7905.

Na pauta, indicações e contra-indicações anatômicas; tratamento endovascular na urgência: trauma, ruptura e dissecção; complicações e soluções, entre outros tópicos. O simpósio foi organizado pelos especialistas Carlos Eduardo Virgini e Cristina Riguetti Pinto. A programação completa pode ser conferida no site www.sbacvrj.com.br.