• Edição 125
  • 08 de maio de 2008

Agenda

Vacinação contra gripe na UFRJ

Credenciado pela Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Vacinação de Adultos da Divisão de Saúde do Trabalhador (DVST) realiza um trabalho de vacinação contra diversas doenças. Dirigido por Maira Fontanelli, coordenadora do CVA, um grupo técnicos e auxiliares de enfermagem disponibiliza as seguintes vacinas: dT (tétano e difteria); hepatite B; dupla viral (sarampo e rubéola); febre amarela e raiva.

Além disso, para a campanha que começou dia 5 de maio, estão disponíveis vacinas contra gripe para idosos. Posteriormente, o atendimento deve ser estendido para os profissionais da área de saúde. A DVST informa que a vacina contra febre amarela é administrada somente para quem reside ou vai viajar para áreas endêmicas.

Já a respeito da vacina anti-rábica, a Divisão explica que apenas são autorizados a administrá-la para continuidade de esquema vacinal proposto pelos centros de referência em raiva humana (pós-exposição), o qual avalia e propõe um esquema específico para cada caso.

A vacinação é administrada no horário de 8h às 16h e a DVST fica atrás do prédio da Reitoria, ao lado da garagem, rua 7, s/n°. Telefone para informações: 3867-6543, 3867-6693 ramal 24.


Doe sangue

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) necessita de doadores para abastecer o banco de sangue de seu serviço de hemoterapia. Diariamente, são realizadas apenas 20 doações de sangue, enquanto o ideal seria receber cerca de 60. O hospital realiza diariamente uma média de 50 cirurgias, entre cardíacas, ortopédicas e vasculares - que demandam um volume expressivo de reserva de sangue. A unidade é o maior hospital universitário do estado do Rio de Janeiro e referência em procedimentos de alta complexidade.

Os candidatos à doação passam por triagens clínicas, entrevistas, recebem lanche e certificado de doação após a coleta. A doação de sangue no hospital pode ser realizada de segunda à sexta, das 8h às 14h. O volume de sangue coletado é proporcional ao peso de quem está doando. Em média, cada bolsa de sangue contém 450 ml. O serviço de hemoterapia do hospital fica na rua Professor Rodolpho Paulo Rocco 255, 3º andar – ilha da Cidade Universitária, no Fundão. Informações pelos telefones 2562-2789 ou 2562-2759.


9 de maio

Medicina nuclear na avaliação de doença arterial coronária

Doenças cardiovasculares atingem milhões de pessoas em todo o mundo; são a primeira causa de morte no Brasil. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear (SBBMN) promove um encontro sobre avaliação da Doença Arterial Coronária, através da Medicina Nuclear e da Angiotomografia das artérias coronárias.

O evento acontece do dia 12 de maio, no hotel Golden Tulip Paulista Plaza, que fica na alameda Santos – 85, Jardins, São Paulo. As vagas são limitadas e, até 9 de maio, as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.sbbmn.org.br. Mais informações: sbbmn@uol.com.br.


12 de maio

Semana de Enfermagem

Entre os dias 12 e 16 de maio, ocorre a V Semana de Enfermagem da Maternidade-Escola da UFRJ. O evento reúne profissionais das universidades UFRJ, UNIRIO, UFF, UERJ e Estácio de Sá. Serão discutidos temas como “Interfaces entre assistência e ensino na atenção materno-infantil na perspectiva ética, na humanização, na sistematização e cientificidade”, “Vínculo mãe-bebê: repercussões na violência doméstica infantil” e “Gravidez na adolescência – aspectos psicossociais”.

Nos dias 12 e 13 acontece um curso sobre “Busca pela Internet”, ministrado pela especialista em gestão de informação Eliana Fonseca, de 9 às 17 horas. A abertura da V Semana está prevista para o dia 14, às 9 horas e conta com a presença da enfermeira Antônia Lúcia Marins Guimarães, da Maternidade-Escola.

O evento ocorre na Maternidade-Escola da UFRJ, na rua das Laranjeiras 180, em Laranjeiras. Para mais informações, o telefone é 2556-9747.

 

UFRJMar em Cabo Frio

Aprender técnicas de navegação à vela, construção naval e animação, contar histórias e fazer teatro, praticar esportes de litoral e escalada, desvendar um pouco da vida marinha e brincar com ecossistemas. Entre os dias 12 e 18 de maio, a população de Cabo Frio poderá participar dessas e outras atividades nas mais de 30 oficinas do 10º Festival UFRJ Mar, organizadas por técnicos, alunos de graduação e pós da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As atividades estão distribuídas em cinco Pólos (Praia do Forte, Praia das Palmeiras, Dormitório das Garças e escolas Américo Vespúcio e Marly Capp) e compõem cinco grandes eixos temáticos: Educação Física e Desportos, Ciência e Tecnologia, Vida e Meio Ambiente, Saúde e Bem Estar, Letras e Artes. No total, são 350 alunos, 40 professores e técnicos e 18 departamentos e centros da universidade envolvidos, o que torna o Festival UFRJ Mar o maior evento interdisciplinar de extensão da UFRJ.

Esta é a quarta vez que o evento acontece na cidade (Ilha Grande, Arraial do Cabo, Macaé e Paraty sediaram outras edições do Festival) e os cabofrienses já podem ver os resultados da parceria entre a universidade – por meio do Núcleo Interdisciplinar UFRJ Mar - e o governo local. Durante o Festival passado, em maio de 2007, Prefeitura e UFRJ assinaram um convênio para a presença permanente da universidade no município, com projetos de ensino, pesquisa e extensão, como a criação de um Colégio Politécnico, administrado em consórcio, de uma Marina Escola, uma Estação de Oceanografia e Aqüicultura e um Centro de Cultura Náutica, bem como Centro Vocacionais Tecnológicos (CVTs) de Construção Naval e Pesca. Já no início de 2008 foi inaugurado o Colégio Politécnico.

As unidades da UFRJ envolvidas são: Escola de Educação Física e Desportos, Grupo de Educação Multimídia (Gem - UFRJmar), Departamento de Engenharia Oceânica, Núcleo Interdisciplinar UFRJ Mar, Instituto de Química, Instituto de Metereologia, Instituto de Biologia, Laboratório de Limnologia, o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental de Macaé (Nupem – UFRJ), Laboratório de Pesquisas Costeiras e Estuarinas (LabCoest – UFRJmar), Prefeitura Universitária, Centro de Ciências da Saúde (CCS – UFRJ), Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina (Late-UFRJ), Faculdade de Fisiterapia, Maternidade Escola, Divisão de Saúde do Trabalhador (DVST - UFRJ), Faculdade de Letras, Escola de Belas Artes, Gráfica UFRJ, Colégio de Pescadores de Macaé.

Informações da programação do 10º Festival: http://www.ufrjmar.ufrj.br/


16 de maio

Qualidade de vida no trabalho

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) reúne especialistas para debater a relação entre saúde e trabalho. Trata-se do “I Congresso de Qualidade de Vida: Saúde e Trabalho – Prazer e Sofrimento na Contemporaneidade”. O encontro deve reunir mais de 100 conferencistas em palestras e mesas redondas para abordar conceitos como clínica do trabalho, Política de Humanização e assédio moral, durante os três dias do evento.

O congresso acontece no Teatro Marcos Lindenberg, que fica na rua Botucatu – 862, Vila Clementino, em São Paulo. O evento ocorre dos dias 16 a 18 de maio e as inscrições podem ser feitas pelo site http://proex.epm.br/eventos08/qualidade/index.htm.


Até 26 de maio

Concurso público na Unifesp

 

Estão abertas as inscrições para Concurso Público para o cargo de professor titular da disciplina de Cirurgia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo. O Departamento de Cirurgia da Unifesp informa que as inscrições, abertas desde 11 de abril, encerram-se 26 de maio. Mais informações no site www.unifesp.br.

 


29 de maio

Homenagem

O Serviço de Clínica Médica convida a todos para participar da cerimônia em homenagem ao professor José Ângelo de Souza Papi, que acontece no dia 29 de maio, quinta-feira, às 10h, no auditório Alice Rosa, 12º andar do HUCFF.