• Edição 124
  • 30 de abril de 2008

Saúde em Foco

Ciclo menstrual afeta tentativa de largar fumo, diz estudo

Uma pesquisa da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, sugere que as mulheres que tentam parar de fumar nas duas semanas que antecedem a ovulação têm mais risco de fracassar.


BBC Brasil

Os pesquisadores acompanharam um grupo de mais de 200 mulheres. Metade delas tentou parar de fumar nas duas semanas anteriores à ovulação, e a outra metade, nas duas semanas seguintes.

Depois de 30 dias, 86% das mulheres que tentaram parar de fumar no período antes da ovulação tinham fracassado e fumado pelo menos um cigarro.

No grupo das mulheres que tentaram parar de fumar na fase seguinte, apenas 66% fracassaram.

Hormônios

Cada um dos períodos é marcado por diferenças nos hormônios produzidos pelo corpo.

A ligação entre épocas diferentes do ciclo menstrual e o humor da mulher já eram conhecidas, e também há pesquisas mostrando que mulheres fumantes tendem a fumar ainda mais em alguns momentos do mês.

Mas os cientistas não conseguiram determinar definir a origem das diferenças em relação à tentativa de largar o cigarro.

Uma hipótese é que a diferença entre os hormônios presentes no corpo da mulher, ligada às diferentes fases do ciclo menstrual, pode afetar a gravidade dos sintomas gerados pela abstinência de nicotina.

Segundo os pesquisadores os hormônios podem até ter um papel na velocidade pela qual a nicotina é removida da corrente sangüínea.

As conclusões da pesquisa foram publicadas na revista especializada Addiction

 

BBC Brasil , 22 de abril, Editoria ciência e saúde

Link original: Clique aqui