• Edição 123
  • 24 de abril de 2008

Saúde em Foco

Obesidade da mãe aumenta chances de problemas na hora do parto


Duração do parto de mulheres obesas é, em média, 30% maior que o normal.
Médicos recomendam que mães acima do peso procurem ajuda para emagrecer.

Luís Fernando Correia

Como se não bastassem os problemas já conhecidos e sofridos pelas mulheres acima do peso, mais uma evidência surge contra a obesidade feminina. Quando engravidam, elas correm o risco maior de ter um trabalho de parto demorado, o que traz riscos para o feto e aumenta a necessidade de um parto por cesariana.

O trabalho que foi realizado por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e financiado pelo governo norte americano demonstrou que o trabalho de parto das mulheres obesas dura em média 30% mais do que o das mulheres com peso normal.

A gravidez de uma mulher com excesso de peso traz não só um aumento dos problemas típicos da gravidez, mas aumenta a chance da ocorrência de doenças como diabetes gestacional e pré-eclampsia.

Os cientistas acompanharam mais de 600 mulheres em sua primeira gravidez para estudar porque as mulheres obesas apresentavam uma incidência maior de cesarianas.

O conselho dos médicos para mulheres em idade fértil que pretendam engravidar e estejam acima do peso ou obesas é de que procurem orientação especializada para perder peso. Isso é fundamental para evitar o uso de dietas que promovam perdas de peso e levem a comprometimento do estado nutricional das mulheres.

Esse trabalho deve servir de alerta para todas as mulheres jovens, pois se sabe que o percentual de gestações não planejadas pode chegar até 50%. 

 

G1, 24 de abril, Editoria ciência e saúde

Link original: Clique aqui