• Edição 122
  • 17 de abril de 2008

Agenda

17 de abril

Inscrições para o Conhecendo a UFRJ

A edição de 2008 do Conhecendo a UFRJ, evento que objetiva aproximar a universidade dos alunos de Ensino Médio e pré-vestibulares, em visitas e informativos sobre a instituição, seus cursos, seu corpo docente e discente, acontece nos dias 14 e 15 de maio das 8h às 17h. O encontro acontece na Escola de Educação Física e Desportos do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, na ilha da Cidade Universitária, no campus do Fundão.

As escolas interessadas em participar do evento devem se inscrever no período de 14 a 30 de abril ou até o preenchimento das vagas, da seguinte forma: enviar o formulário eletrônico disponibilizado no site www.pr5.ufrj.br, devidamente preenchido; imprimir o comprovante de confirmação de inscrição, que deverá ser apresentado na recepção, no dia do evento, para retirada das credenciais dos alunos inscritos. Em caso de desistência de algum aluno inscrito, comunicar até o dia 5 de maio, pelo telefone: 2598-9430.


18 de abril

Regeneração no Sistema Nervoso Central

No dia 18 de abril, próxima sexta-feira, o Programa de Terapia Celular da UFRJ (PROTECEL), com o patrocínio da Divisão de Pesquisa (DPq) e organização da Comissão de Pesquisa em Terapia Celular (CPTC), realiza o seu décimo sexto seminário, aberto ao público externo do Hospital Clementino Fraga Filho (HUCFF), com o tema: "Regeneração no Sistema Nervoso Central".

O evento acontece no anfiteatro Alice Rosa, no 12º andar do HUCFF, das 11h às 12h, e será ministrado Marcelo Felippe Santiago, professor adjunto do IBCCF-UFRJ e Membro do PROTECEL/CCS-UFRJ.


24 de abril

Atualização em Gerontologia

O Instituto de Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz abre inscrições para o I Curso de Atualização em Gerontologia, que terá início no dia 24 de abril. Organizado por renomados profissionais do Centro de Envelhecimento Saudável da instituição, o curso terá duração de nove meses em encontros mensais.

O programa é voltado a todos os gerentes, gestores e demais profissionais envolvidos com geriatria que buscam aperfeiçoamento. Além de fornecer informações atuais e de interesse geral dos participantes a respeito do gerenciamento do cuidado em saúde com foco assistencial, no escopo do curso também serão promovidas discussões sobre questões relacionadas ao processo de envelhecimento.

Para mais informações acesse: www.haoc.com.br/eventos ou ligue para: 11 3549-0449 ou 3549-0447. Clique aqui e confira a programação completa dos módulos.


25 de abril

Violência Doméstica Contra a Criança e o Adolescente

Alunos e profissionais das áreas da Saúde, Educação, Ciências Sociais e todos os envolvidos na atenção à criança e ao adolescente estão convidados para o evento “Dinâmica Familiar e Violência Doméstica Contra a Criança e o Adolescente”, que acontece no Salão Pedro Calmon, no Palácio Universitário do campus da UFRJ na Praia Vermelha, dia 25 de abril das 8h às 17h30. Temas em pauta: a criança e os diferentes modelos familiares; conhecendo o contexto familiar nas situações de violência doméstica contra a criança e o adolescente; dinâmica familiar: algumas situações desafiadoras para o profissional de saúde; e a família disfuncional e sua relação com a violência contra a criança e o adolescente. Inscrições devem ser feitas pelos telefones 2531-3313 ou 2531-3314 (Sr. Marcelo, de 9h às 17h), ou na sede da SOPERJ (Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro) – Rua da Assembléia 10 sala 1812 – Centro – RJ. As inscrições são gratuitas.


30 de abril

Neurotransmissores, Alzheimer e esquizofrenia

O Centro de Estudos do Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ realiza, no próximo dia 30 de abril, às 10h30, a palestra de tema Neurotransmissores e doença de Alzheimer, tratando também das possibilidades de tratamento da esquizofrenia através do uso do aminoácido d-serina.

O evento será realizado na sala 9E 34 do HUCFF e tem como palestrante Sérgio Ferreira, professor titular de Bioquímica da UFRJ. Os encontros do Centro de Estudos acontecem em intervalos de duas semanas e são abertos ao público, abrangendo uma audiência que varia de profissionais da área a alunos e estagiários.

A próxima sessão, marcada para o dia 14 de maio no mesmo horário, aborda a integração entre a psiquiatria e clínica médica para entender casos de rejeição ao tratamento.