• Edição 121
  • 10 de abril de 2008

Agenda

15 de abril

UFRJ em Alerta – Dengue: conheça e combata

No próximo dia 15 de abril será realizado o primeiro UFRJ em Alerta, dedicado a esclarecer ao público a realidade da epidemia de dengue no Estado e a oferecer aos participantes orientações precisas de como combater o mosquito transmissor da doença em sua comunidade.

Professores e pesquisadores de várias áreas de conhecimento vão revelar como se dá a transmissão do vírus e quais são suas características.  Quais as peculiaridades do Aedes aegypti  e como ocorre o processo de infecção no corpo humano.

Além da troca de informações, o público também poderá assistir a uma encenação teatral sobre a dengue, freqüentar estandes com mostra de experimentos sobre o tema e aprender a confeccionar uma mosquitoeira – armadilha letal para mosquitos – em uma oficina montada especialmente para o evento.

Para o evento já estão confirmadas as presenças do decano do CCS, Almir  Valadares; do infectologista e pediatra Edimilson Migowiski, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira; do chefe do departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina e integrante do Instituto de Estudos e Saúde Coletiva, Roberto Medronho; do pequisadores  Mário Alberto Silva Neto , do Instituto de Bioquímica Médica  e Davis Ferreira, chefe do departamento de Virologia do Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes; do virologista Maulori Cabral, também professor do Instituto de Microbiologia.

O UFRJ em Alerta – Dengue: Conheça e Combata, será realizado no auditório Rodopho Rocco, conhecido por Quinhentão, a partir das 9 horas no Centro de Ciências da Saúde, campus da Cidade Universitária – Ilha do Fundão.


Livro “Bacteriologia Geral”

As professoras Alane Beatriz Vermelho, Maria do Carmo de Freire Bastos e Marta Helena Branquinha de Sá lançam o livro Bacteriologia Geral, pela editora Guanabara Koogan. “Cada capítulo aborda o que julgamos fundamental para os alunos da área da saúde conhecerem no âmbito da Bacteriologia Geral. Os capítulos de Citologia, Crescimento e Nutrição, Metabolismo e Genética, incluindo as Bases Moleculares da Resistência Bacteriana a Drogas, são os principais e os mais diferenciados na literatura em português, disponível no Brasil, sobre o ensino básico de Bacteriologia", afirmam as professoras.

O livro pode ser encontrado em quaisquer livrarias que vendam obras didáticas, inclusive dentro da Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

 

Prêmio jovem cientista: inscrições prorrogadas

Com o objetivo de incentivar pesquisas na área de Educação, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) prorrogou as inscrições para o XXIII Prêmio Jovem Cientista. Nesta edição, o tema “Educação para reduzir as desigualdades sociais” deve nortear os trabalhos, que podem agora ser inscritos até o dia 8 de agosto desse ano.
O Prêmio – iniciativa conjunta do CNPq, da Gerdau e da Fundação Roberto Marinho – é dividido nas categorias: graduado, estudante do Ensino Superior, estudante do Ensino Médio, orientador e mérito institucional.
As inscrições podem ser enviadas para http://www.jovemcientista.cnpq.br ou, pelo correio, ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Serviço de Prêmios - SEPN 507 – Sala 207 – Brasília – DF - Cep. 70740-901 (categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior) ou para a Fundação Roberto Marinho – rua Santa Alexandrina, nº 336 – Rio Comprido – Rio de Janeiro – CEP: 20261-232 (categoria Estudante do Ensino Médio).

Mais detalhes podem ser obtidos no site do CNPq ou pelo telefone (61) 2108-9414.


15 de abril

Libras via web

Estão abertas as inscrições para o curso de Libras, oferecido pela Universidade Federal de Uberlândia e a Megainfo. Além de aprender os sinais, o aluno tem acesso a discussões teóricas sobre o conceito de surdez, sua relação com o mundo e a cultura.

O curso tem carga horária de 120 horas e é dividido em dez capítulos, apresentando cerca de mil sinais. Os interessados devem se matricular no site www.megainfo.inf.br. As aulas começam dia 15 de abril.


17 de abril

Dia da Botânica em São Gonçalo

No Dia da Botânica, UERJ e UFF se unem para organizar um evento sobre plantas medicinais. Na programação, mesas redondas e oficinas sobre esse e outros temas, como óleos essenciais, aromaterapia e jardinagem.

O encontro acontece na Faculdade de Formação de Professores – UERJ em São Gonçalo, nos dias 17 e 18 de abril, das 9h às 18h. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no Núcleo de Extensão da Faculdade de Formação de Professores (NExt-FFP), no bloco B, das 14h às 19h.

Mais informações podem ser obtidas no telefone 2604-3232 - Ramal 214; ou pelos endereços (http://www.ffp.uerj.br/) plantasmedicinaisrj@gmail.com.

 

Ciência e arte

A UFRJ discute, no próximo dia 17, as interfaces entre ciência e arte contemporâneas, tendo como suporte  produções audiovisuais, conteúdos digitais para a internet, peças de teatro, espetáculos de dança, performances, instalações multimídia, entre outros.

O “I Seminário Ciência e Arte” organizado pelo Programa de Pós-graduação em Química Biológica da UFRJ, pelo Programa de Profissionalização e Iniciação Artística da Companhia de Dança Contemporânea Helenita Sá Earp e pelo Laboratório Imagem-Criação em Dança, também oferece palestras para refletir a transmissão do conhecimento em biociências através da arte.

O evento, que é gratuito e confere certificado de participação, acontece às 18 horas, no salão Moniz de Aragão e no salão Vermelho do Fórum de Ciência e Cultura (FCC-UFRJ), no campus da Praia Vermelha – avenida Pasteur, 250.


Até 18 de abril

II Semana de Saúde Coletiva da UFRJ

O Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ realiza a segunda edição da Semana da Saúde Coletiva. Neste ano, os trabalhos devem enfocar o tema “Saúde Coletiva e Cidadania”, promovendo o intercâmbio entre as áreas de conhecimento envolvidas no assunto.

Entre as atividades, estão previstas conferências, mesas redondas, além de oficinas temáticas e apresentação de pôsteres e trabalhos concorrentes ao II Prêmio IESC de Saúde Coletiva. O evento é voltado para graduandos e pós-graduandos, profissionais da saúde, além de representantes da sociedade civil interessados no tema.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site do IESC (www.iesc.ufrj.br) até o dia do evento. Para os que quiserem inscrever trabalhos e concorrer ao Prêmio, o prazo de inscrição é até o dia 18 de abril.

A II Semana de Saúde Coletiva acontece de 26 a 30 de maio, nas próprias instalações do IESC. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.iesc.ufrj.br/cursos/semanadesaudecoletiva/semana2.htm.