• Edição 121
  • 10 de abril de 2008

Teses

As enzimas contra o estresse nas células

Tatiane Leal

A doutoranda Ana Paula da Silva de Alvarenga Santiago defende, no dia 11 de abril, a tese “Papel das ATP-fosfotransferases mitocondriais como defesa antioxidante preventiva em mamífero”. Submetido ao programa de pós-graduação do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), o estudo tem a orientação do professor Antônio Galina Filho do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. A defesa acontece às 13h30 na sala G1-022, no bloco G do IBCCF, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Ilha da Cidade Universitária no Fundão.

As espécies reativas de oxigênio (ERO) são resultantes de reações químicas e são produzidas pelo ser humano em seu metabolismo. As ERO são poderosas agentes oxidantes que danificam as estruturas celulares e, por isso, causam o estresse oxidativo: o desequilíbrio entre a produção de espécies reativas de oxigênio e a sua desintoxicação através de sistemas biológicos que as removam ou reparem os danos por elas causados.

O estudo em questão visou determinar o papel das enzimas hexocinase (mt-HK) e da creatina cinase (mt-CK) mitocondriais na regulação da geração de ERO das mitocôndrias (organelas celulares muito importantes para a respiração celular) em diferentes tecidos de rato e em cérebros de camundongos de diferentes idades. Foi estabelecida uma relação com as atividades de enzimas antioxidantes clássicas mitocondriais.

Os resultados alcançados sugerem que as atividades dessas enzimas (mt-HK e mt-CK) são um potente mecanismo antioxidante de prevenção e complementam as atividades das enzimas antioxidantes clássicas contra o estresse oxidativo.


Projeto de tese pesquisa substâncias para tratar doenças negligenciadas

Tatiane Leal

Evanoel Crizanto de Lima defende no dia 16 de abril o seu projeto de tese de doutorado, que tem o título “Síntese Enantiosseletiva de C-azanucleosídeos e aza-açúcares via cicloadição heterodipolar do tipo [3+2] assimétrica”, pelo Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais da UFRJ (NPPN). O projeto tem a orientação dos professores doutores Paulo Roberto Ribeiro Costa, do NPPN e Ayres Guimarães Dias do Instituto de Química da UERJ. A defesa acontece às 14 horas na sala Professor Walter Mors, no NPPN, que fica no bloco H subsolo do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

Nucleosídeos são moléculas sintetizadas pelo organismo humano por serem constituintes do DNA e RNA. Análogos sintéticos têm sido produzidos e utilizados na terapia do câncer e da AIDS. Seus análogos nitrogenados na porção açúcar são chamados de azanucleosídeos. Quando o açúcar está conectado à base nitrogenada através de uma ligação C-C (carbono-carbono), a molécula é conhecida como C-azanucleosídeo. Entre esses nucleosídeos e análogos sintéticos também são encontradas substâncias com potencial ação antiparasitária.

As nucleosídeo hidrolases (NHs) são enzimas encontradas em parasitas agentes de doenças negligenciadas como a malária, a leishmaniose e a doença de Chagas, que causam a morte de milhões de pessoas todos os anos em regiões subdesenvolvidas, como a África e a América do Sul. Como não são encontradas em mamíferos, essas enzimas são muito importantes para o desenvolvimento de medicamentos efetivos.

Uma outra classe de substâncias com grande relevância para o tratamento desse tipo de doença são os aza-açúcares. Estas substâncias são potenciais inibidores da enzima UDP-Galf transferase, envolvida na biossíntese da parede celular do agente causador da tuberculose, o Mycrobacterium tuberculosis. Esta enzima não existe em seres humanos e, portanto, também é um alvo para o desenvolvimento de novas drogas contra a tuberculose com reduzidos efeitos colaterais.

O projeto de tese propõe uma nova síntese para o preparo desses C-azanucleosídeos e aza-açúcares, a partir de reação de cicloadição heterodipolar do tipo [3+2] assimétrica, entre azometinos e vinilsulfóxidos. A importância biológica dos C-azanucleosídeos e dos aza-açúcares, aliada às poucas opções existentes para o tratamento das doenças citadas, como a malária e a tuberculose, foi o que motivou o doutorando e seus orientadores a realizarem o estudo. Uma vez que a estratégia esteja consolidada, um conjunto de derivados será preparado para avaliação biológica.