• Edição 120
  • 3 de abril de 2008

Agenda

3 de abril

Comunicação e Saúde

O Programa Interdisciplinar em Arte Dramática, Ciências Sociais e Ecologia da Mente (PACEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com outras Universidades e Centros de Pesquisa no Brasil e no exterior, apresenta um ciclo de palestras sobre “Comunicação e Saúde: Intelectualidade na Tradição e na Contemporaneidade”.

O evento acontece nos dias 3 e 4 de abril, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ – Campus da Praia Vermelha, Avenida Pasteur, 250.
12 de abril

Curso de Medicina Ambiental

A Coordenação de Extensão do IBCCF (Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho) oferece 30 bolsas de 50% para o CURSO DE MEDICINA AMBIENTAL que será realizado no dia 12 e 13 de abril de 2008. Os interessados devem se inscrever na secretaria do Instituto de Biofísica 25626722 ou 25626721. As bolsas serão preenchidas por ordem de inscrição. Mais informações www.biof.ufrj.br/cate.

 

Curso Ensina a Lidar Com Abuso de Drogas

O Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ) realiza, entre os dias 12 de abril e 28 de junho, o curso de Extensão “Estratégias na Abordagem do Abuso de Drogas”, coordenado por Marcelo Cruz e Salette Ferreira, do Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas.

O curso visa criar possibilidades de discussão e construção de estratégias frente aos impasses que surgem na prática da atenção ao indivíduo com problemas no consumo de álcool e outras drogas. Para tal proposta, estão em pauta temas como conceitos de dependência e modelos de abordagem, classificação e efeitos das drogas, desafios na abordagem da família, entre outros.

As inscrições para o curso podem ser feitas até o dia 11 de abril, na secretaria acadêmica do IPUB, pelo e-mail projad@ipub.ufrj.br ou pelo telefone (21)8503-8701. O Instituto de Psiquiatria fica à Avenida Venceslau Brás, nº71 – campus UFRJ da Praia Vermelha.


1º de maio

38ª Jornada Paulista de Radiologia

A Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) promove a 38ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR’2008). O evento apresenta técnicas de alta tecnologia de Diagnóstico por Imagem, como Raios X, Ultra-Som, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Mamografia, Radioterapia, PET/CT, dentre outras, para um público estipulado em mais de 10 mil pessoas, entre médicos, profissionais da saúde, representantes de serviços de saúde, da indústria de equipamentos e de serviços.

Durante a JPR´2008, 23 cursos são conduzidos, ministrados por mais de 350 profissionais de todo Brasil. Além disso, 30 professores estrangeiros confirmaram presença, oriundos dos Estados Unidos, Europa, América Latina e Austrália. Entre os destaques da programação científica estão o Seminário IBUS, uma iniciativa conjunta entre a SPR e a renomada entidade, International Breast Ultrasound School (IBUS), que promove estudos e pesquisas na área de Mama, e o Simpósio de Radiologia Intervencionista Não-Vascular.

O evento acontece do dia 1° ao dia 4 de maio, no Transamérica Expo Center, que fica na avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santa Amaro - em São Paulo, das as 9h às 18h (dia 4, encerramento às 12 horas). Mais informações através do site www.spr.org.br.