• Edição 118
  • 20 de março de 2008

Saúde em Foco

Rio: 27,4% dos jovens têm peso acima do normal

Pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) mostra que 27,4% dos moradores do Rio, com idades entre 10 e 19 anos, estão com peso acima do normal. Ainda de acordo com os dados da pesquisa da Uerj, 11,7% dos cariocas pesquisados podem ser considerados obesos e 15,6% apresentam sobrepeso.

O Dia

Os números chamaram a atenção da equipe que fez a pesquisa por serem comparáveis às médias dos EUA, país em que a obesidade já é considerada um problema de saúde pública.

A dentista Carla Arydes sofre para controlar a alimentação de seu filho, Felipe, 10 anos. "Desde que ele tem 4 anos tento controlar seu peso. Às vezes é difícil que crianças façam dieta, porque elas sentem vontade de comer guloseimas, como doces e balas. Evito comprar biscoitos recheados e refrigerantes", disse Carla, acrescentando que o filho mantém 49 quilos há um ano.

Vilã principal é má alimentação

Para obter este resultado, as pesquisadoras do Departamento de Medicina Integral da Uerj, Suliane Mota, Maria Inez Padula e Débora Teixeira analisaram 260 alunos da Escola Municipal Madri, de Vila Isabel, com idades entre 10 e 19 anos.

Para Suliane, as causas da obesidade são inúmeras, desde sedentarismo e genética até hábitos alimentares. "As crianças analisadas, de um modo geral, se alimentam muito mal. Comem carboidratos e gorduras em excesso. Além disso, parte dos jovens obesos têm histórico de parentes com doenças associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão arterial", explica. Um dos objetivos do trabalho realizado pela Uerj foi relacionar o excesso de peso à pobreza.

 

O Dia Online, 15 de março, Editoria Saúde

Link original: Clique aqui