• Edição 117
  • 13 de março de 2008

Microscópio

Jornada de Nutrição Clínica: alimentos funcionais e seus efeitos

Seiji Nomura

O Instituto de Nutrição da UFRJ realiza a “IV Jornada de Nutrição Clínica da UFRJ” que tem como objetivo divulgar os conhecimentos nessa área, informando sobre seus assuntos mais importantes. “Nós sentíamos falta de um evento que falasse especificamente dessa área. Trazemos especialistas do Brasil e, em algumas edições, do exterior para fortalecer o ensino da Nutrição Clínica”, explica Wilza Peres, professora adjunta do setor de Nutrição Clínica e uma das organizadoras da Jornada.

O evento não é voltado apenas para os alunos e para quem busca atualização e já estuda o assunto, mas também atende os profissionais de saúde em geral. “Procuramos sempre temas que sejam de interesse geral. O desse ano é ‘alimentos funcionais e sua aplicação na clínica’, tema muito comentado pela mídia”, lembra Glorimar Rosa, também docente do setor de Nutrição Clínica e integrante da organização do encontro.

Uma das novidades desse ano é o workshop oferecido pela “Nestlé” no intervalo entre as palestras da manhã e da tarde. “A Nestlé vai abordar os cereais integrais e seus produtos. O que é importante porque são produtos encontrados no mercado e temos que conhecer seus componentes. Com base no que vai ser passado nas palestras, é possível avaliar se eles são adequados para a prescrição ou não”, afirma Wilza.

As professoras também oferecem o espaço do evento para a divulgação de trabalhos científicos, que são avaliados por uma comissão científica formada por elas e alunos de pós-graduação. “Eles auxiliam tanto nessa avaliação quanto na elaboração do CD com o resumo das palestras, entregue aos participantes. Os alunos da graduação também ajudam em diversas partes da coordenação; há todo um grupo por trás do evento que é necessário para a sua elaboração”, ressaltam as nutricionistas.

Visão científica da aplicação dos alimentos funcionais

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano.

— Com esse tema, queremos separar o que na literatura clínica já se tem comprovado dos benefícios e malefícios do uso desses produtos e o que ainda é só especulação —, diz Wilza. Alguns temas foram priorizados, como o ácido linoleico conjugado e a soja, por serem mais utilizados pela população.

De acordo com Glorimar, o ácido linoleico conjugado, por exemplo, é usado principalmente por quem quer perder peso. “O uso acaba sendo indiscriminado, enquanto os estudos ainda apresentam resultados controversos. Enquanto alguns apontam esse efeito benéfico, outros alertam que o composto pode até sujeitar o usuário à diabetes. Há que se ter cuidado”, alerta a especialista.

A professora Wilza Peres pede precaução no caso da soja. “É atribuído às isoflavonas, presentes na soja, efeitos quimiopreventivos, em especial no câncer de mama. Mas certas pesquisas indicam que, na quantidade que alguns consomem, talvez elas acabem estimulando essa proliferação celular. As pessoas que já sofrem de câncer não deveriam utilizar esse produto sem orientação médica”, explica.

De acordo com as professoras, a influência desses alimentos funcionais pode afetar a atuação dos fármacos. “É uma questão de biodisponibilidade. O medicamento pode acabar não alcançando seu objetivo porque seus receptores podem já estar ocupados. Algumas vezes o indivíduo toma o remédio e não alcança o efeito esperado, já que ele pode não ser metabolizado devido a essa competição enzimática”, destacam.

O tema abordado ainda é pouco explorado em nosso estado. “Tivemos dificuldade de encontrar profissionais da área no Rio de Janeiro. Talvez a nossa jornada venha a estimular pessoas a trabalhar nessa área”, conclui Glorimar.

Até o dia 2 de abril, estão abertas as inscrições para a IV Jornada de Nutrição Clínica que acontece dia 4 de abril. Já os trabalhos científicos podem ser enviados até amanhã, 14 de março. O evento conta com diversas palestras e mesas redondas e ainda serão sorteados ingressos para simpósios de nutrição.