• Edição 117
  • 13 de março de 2008

Agenda

17 de março

Apresentação da LATE

O auditório Halley Pacheco, localizado no 8ºandar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), na Ilha da Cidade Universitária, é palco da apresentação da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência (LATE).

O evento ocorre às 11 horas do dia 17 de março e conta com a presença dos membros da LATE, além da apresentação da palestra “Atendimento integrado ao trauma” pela professora Daniela Paoli, da Unifesp. Também estão na programação a apresentação das atividades do grupo e o processo de seleção dos alunos que desejarem participar.
Até 20 de março – Trabalho de Grupo com Gestantes

As psicólogas Vitória Pamplona e Cláudia Mariante promovem o “Curso sobre trabalho de grupo com gestantes”, que prepara profissionais e estudantes das áreas de saúde, educacionais e sociais para coordenação de grupos educativos para gestantes e casais grávidos.

As inscrições serão feitas através de entrevistas até o dia 20 de março de 2008, contatando o telefone (21)2265-6344 ou o e-mail vitoriap@gestando.com.br. As aulas serão ministradas do dia 29 de março até 17 de novembro, na rua Siqueira Campos, nº43, sala 636, em Copacabana.


Até 23 de março

Fórum Mundial de Educação, Baixada Fluminense

Nova Iguaçu recebe o Fórum Mundial de Educação Baixada Fluminense 2008. Este ano, o evento tem como tema central a educação cidadã, na busca para garantir os direitos sociais a todas as pessoas. O objetivo é a construção de uma “cidade educadora”, por meio do investimento em projetos político-pedagógicos aplicados à educação formal e não-formal.

Na mesma perspectiva do Fórum Social Mundial, o da Baixada sustenta-se em dois pilares básicos: a construção de uma alternativa ao projeto neoliberal e o pluralismo de idéias, métodos e concepções, e ser um espaço plural, não governamental e não partidário, verdadeiramente mundial.

O Fórum ocorre do dia 27 ao dia 30 de março, em Nova Iguaçu. A sede do FME na cidade fica na rua dr. Paulo Froes Machado, 48 - sala 5, Centro. As inscrições podem ser feitas no do site www.forummundialeducacao.org. Mais informações pelos telefones (21) 2667-1174 ou (21) 2667-1086.


28 de março

Atividade física e alimentação

No dia 28 de março, das 14 às 16 horas, no Centro Fecomercio de Eventos (rua Plínio de Barreto, 285), em São Paulo (SP), a Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM/SP) promove uma palestra gratuita sobre atividade física e alimentação, aberta a toda a população.

Um dos objetivos da Sociedade é contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população através, principalmente, da divulgação de informações voltadas à manutenção de uma boa saúde, que tem como base a Atividade Física e Alimentação Saudável, temas da palestra.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Para se inscrever, os interessados devem entrar no site www.clinicamedicaonline.com.br.


29 de março

Atualização em Psiquiatria e Psicologia

O Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do HUCFF/UFRJ oferece o Curso de Atualização em Psiquiatria e Psicologia de Hospital Geral, voltado para psicólogos, estudantes de psicologia, médicos e estudantes de medicina.

O curso acontece nos dias 29 de março, 5 e 12 de abril, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no auditório da Associação Brasileira de Psiquiatria. Informações pelo telefone 2562-2601 (das 9h às 12h) e pelo e-mail cursohospitalgeral@gmail.com.


Até 30 de março

Curso para enfermeiros e técnicos

A Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) oferece Cursos de Capacitação em Controle de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde para enfermeiros e para técnicos e auxiliares de enfermagem do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.
O curso é dividido em duas categorias: enfermeiros e técnicos e auxiliares em enfermagem. Para a primeira, as inscrições já estão encerradas. Para a segunda categoria, o CCIH recebe as inscrições até 30 de março. Em ambos os casos, funcionários do HU representam o público alvo.

As aulas para técnicos e auxiliares devem ocorrer a partir do dia 1º de abril, às terças e quintas-feiras, com término no dia 17 do mesmo mês. Os encontros acontecem no próprio Hospital. Para se inscrever é necessário levar uma lata de leite em pó à CCIH, que fica no 8º andar do Hospital, sala 7. O horário de atendimento é das 8h às 15h. Mais informações pelo telefone 2562-2693.


Até 31 de março

Câncer de mama

No dia 31 de março, às 20 horas, no hotel Golden Tulip Paulista Plaza (alameda Santos, 85), em São Paulo (SP), a Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear (SBBMN), realiza a palestra gratuita PET/CT sobre Câncer de Mama, que abordará um dos métodos de diagnóstico e acompanhamento do tratamento mais modernos, disponível no Brasil.
Dirigida a médicos e profissionais da saúde, a palestra será ministrada pelo doutor Auro Del Giglio, oncologista e professor da Faculdade de Medicina do ABC, e pelo doutor Carlos Alberto Buchpiguel, professor da Faculdade de Medicina da USP, diretor do serviço de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, responsável pelo serviço de Medicina Nuclear do Hospital do Coração e do Hospital Oswaldo Cruz, de São Paulo.
A palestra é gratuita e as vagas, limitadas. Para fazer a inscrição, entre no site www.sbbmn.org.br.

 

Curso de Extensão em Audiologia

A II Enfermaria Otorrinolaringologia e a Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro realizam o “Curso de Extensão em Audiologia”, ministrado por diversos professores convidados. As inscrições do curso vão até o dia 31 de março, pelo site www.santacasadeotorrinos.com.br.

O curso se distribui quinzenalmente ao longo de 10 meses, das 7h às 13h, totalizando 20 encontros e 130 horas de curso. As aulas têm início em abril de 2008 e terminam em janeiro do próximo ano. Entre os professores confirmados estão Márcia Cavadas, Daniela Capra, Christiane Annias, Laiza Peres, Márcia Goldfeld e Mônica Rocha.