• Edição 116
  • 06 de março de 2008

Agenda

Até 28 de março

Pesquisa em Enfermagem

O Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Anna Nery (DEF/EEAN) promove o 15º Pesquisando em Enfermagem. Além desse encontro, a Escola realiza simultaneamente a 11ª Jornada Nacional de História da Enfermagem e o 8º Encontro Nacional de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem.

O Pesquisando em Enfermagem surgiu em 1994, idealizado por uma pedagoga, professora visitante do (DEF/EEAN). Como objetivos do evento, destacam-se incentivar a realização de pesquisas em enfermagem, promover a divulgação de pesquisas em andamento, além de favorecer o intercâmbio entre pesquisadores de Enfermagem e áreas afins.

A organização aceita trabalhos enviados pela Internet até 28 de março. O evento ocorre dos dias 12 a 15 de maio, na própria EEAN, na rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova. Para envio de trabalhos e mais informações, acesse www.pesquisando.eean.ufrj.br.


10 de março

V Encontro Interuniversitário

No dia 10 de março, a partir das 8h45, as universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal Fluminense (UFF), Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) realizam o V Encontro Interuniversitário.

O evento conta com o professor titular de Urologia da UFRS Walter José Koff como palestrante principal e será realizado no Anfiteatro Halley Pacheco do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, localizado na Ilha da Cidade Universitária, Fundão.

Para mais informações visite o site: www.urologia.uerj.br.


13 de março

IBqM celebra 70 anos de seu fundador

O fundador e professor titular do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis completa 70 anos em 2008. Para celebrar a data, o IBqM organiza um evento comemorativo, em homenagem ao fundador e à sua carreira, marcada por prêmios e títulos como Doutor Honoris Causa da Universidade de Buenos Aires e, mais recentemente, em 2005, a Medalha Carlos Chagas Filho de Mérito Científico.

O encontro, intitulado "A Bioenergética e a energética de uma vida: celebração dos 70 anos do prof. Leopoldo de Meis”, está marcado para os dias 13 e 14 de março, no auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco, o Quinhentão. Mais informações pelo telefone 2562-6789.

 

 

Lançamento do livro Epidemiologia Nutricional

 

O livro Epidemiologia Nutricional, organizado pelos professores Gilberto Kac, Rosely Sichieri e Denise Petrucci Gigante, será lançado dia 13 de março de 2008. O evento terá início às 16 horas e acontecerá no auditório da Academia Brasileira de Ciências, na rua Anfilófilo de Carvalho 29, 3° andar, no Centro.

Haverá uma homenagem ao professor Malaquias Batista Filho, por sua atuação na área de nutrição em saúde pública.

 



Até 14 de março

IV Jornada de Nutrição Clínica

Até o dia 2 de abril, estão abertas as inscrições para a IV Jornada de Nutrição Clínica, organizada pelo Instituto de Nutrição da UFRJ. O evento terá como tema “Alimentos Funcionais na Prática Clínica” e será composto por conferências e mesas redondas. Além disso, até o dia 14 de março, estudantes e profissionais podem se inscrever para a apresentação de temas livres, apresentados sob forma de pôster. Os três melhores trabalhos serão premiados com certificados.

O evento acontece dia 4 de abril, no auditório Rodolpho P. Rocco (Quinhentão), CCS, bloco K subsolo – Ilha do Fundão. As inscrições podem ser feitas através do encaminhamento dos dados (nome, local de trabalho, e-mail e telefone para contato) e comprovante do depósito bancário pelo fax (21) 2280-8343, até 2 de abril. Caso seja estudante, encaminhar comprovação anexa. Outra forma de inscrição é diretamente no local: Ilha da Cidade Universitária, no Centro de Ciências da Saúde, bloco J, 2º andar -  Instituto de Nutrição Josué de Castro, sala 24, das 10h às 15h, até 28 de março.

Mais informações: (21) 2562-6601, 8768-6415 ou jnutclin@nutricao.ufrj.br.


Até 20 de março

II Congresso de Pediatria da UFRJ

Até 20 de março estão abertas inscrições para o II Congresso de Pediatria da UFRJ, que ocorre de 15 a 17 de maio. Os interessados em apresentar trabalhos científicos também têm até o dia 20 de março para se inscrever. O evento será no Hotel Glória, situado à rua do Russel, 632 - Glória – Rio de Janeiro.

Mais informações no site http://www.gapcongressos.com.br/pediatriaufrj.