• Edição 114
  • 31 de janeiro de 2008

Cidade Universitária

Iluminação traz segurança e economiza energia

Miriam Paço – AgN/CT

Um sistema de iluminação eficiente pode ser o diferencial quando os assuntos são segurança e economia, sobretudo em locais como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, com circulação de cerca de 65 mil pessoas, entre estudantes e funcionários, durante o ano letivo.

O novo projeto de iluminação pública, elaborado pelos engenheiros eletricistas da Divisão de Redes (DIRED) da Prefeitura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Sérgio Siqueira, André Luis Barbosa e Marcos Consenza, substitui a tecnologia dos anos 90, já ultrapassada para grandes vias, e atende ao Programa de Segurança da Cidade Universitária, sobretudo a partir do aumento da procura dos cursos noturnos.

O plano visa combater o desperdício de energia e consiste em alterar a localização (mais próxima ao meio-fio) e altura dos postes (de 15 para 12 metros). Tal procedimento permite um número maior de luminárias com potência reduzida (250W ao invés dos 400W usados anteriormente). Busca-se uma iluminação maior das vias em relação aos canteiros, o que não ocorre com o sistema antigo.

A implantação inicial foi no trecho entre a praça Giulio Massarani e a praça Samira Mesquita e foi possível devido a recursos de emenda parlamentar aprovada no orçamento da União de 2007.

- Um relé horário (dispositivo usado no acionamento/desligamento de contatos elétricos) está regulado para interromper o funcionamento de um conjunto a partir de zero hora, a iluminação fica reduzida pela metade, ou seja, uma parte das luminárias se desliga, ficando apenas a outra, que ainda preserva a segurança dos locais. É possível ainda alternar seus desligamentos, o que aumenta a vida útil dos equipamentos e, conseqüentemente, reduz sua reposição (manutenção corretiva) no sistema – explica Sérgio Siqueira, coordenador do projeto de iluminação.

O novo programa possibilita uma economia energética de cerca de 10% e ainda uma redução nas despesas de manutenção, atualmente na ordem de 3 mil reais.

No entanto, as luminárias antigas não são inutilizadas. Elas podem ser usadas em estacionamentos da UFRJ e vias que apresentam mecanismos ainda mais antigos e de menor rendimento luminoso ou não possuem qualquer tipo de iluminação.

O projeto já apresenta resultados. De acordo com o prefeito da Universidade, Hélio de Mattos, o novo sistema de iluminação com maior eficiência energética, em conjunto com as câmeras, a ronda ostensiva das viaturas da Divisão de Segurança (DISEG), a poda das árvores e a colocação de guaritas são uma série de medidas adotadas que contribuem para a diminuição de assaltos.

O projeto, dividido em três etapas, ainda não tem prazo para ser concluído. Ele deve alcançar a avenida Pedro Calmon, parte da avenida Carlos Chagas Filho e a área entre a praça Giulio Massarani e a praça Edson Abdalla Saad. “Dependemos da chegada de recursos para concretizar a implantação em todas as vias principais. Contudo, brevemente realizaremos novos trechos, através de recursos da Petrobrás e da emenda parlamentar”, conclui Sérgio.