• Edição 112
  • 20 de dezembro de 2007

Microscópio

Religiosidade em exposição

Seiji Nomura

O hospital é um lugar onde grande parte das pessoas encontra na espiritualidade um suporte essencial para enfrentar as aflições e dificuldades que uma doença pode trazer. Com isso e as festividades de fim de ano em mente, o Centro Cultural do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) realiza a exposição “Retratos da Fé”, que tem como lugar seu corredor de entrada.

— A mostra expressa a espiritualidade entre homens, mulheres, crianças e idosos. Enfim, da fé como parte de uma necessidade inerente ao ser humano –, afirma Eliane Gesteira da Silva, coordenadora do evento. “Contamos com as fotos, cedidas por fotógrafos da Sociedade Gonçalense de Fotografia, até dia 7 de janeiro de 2008.”

De acordo com a coordenadora, a exposição tem sido muito elogiada pela qualidade das imagens e a sensação que elas provocam. “Uma das imagens que mais nos chama atenção é a foto em que percebemos uma lágrima caindo no rosto de um senhor em êxtase religioso”, completa ela.

A exposição ainda conta com fotos de Alex Ballato, Cláudio Furtado, Erick Machado, Kleber de Souza, Luis Alvarenga, Michela Anne, Nilo Santos, Paula Fortes, Shayna Mourão, Vinícius Neves Lima e Wilcimar Thomaz, e faz parte do projeto “Arte e Saúde” do Centro Cultural do HUCFF-UFRJ, que tem como finalidade principal o apoio à humanização hospitalar.

— Aqui é um lugar onde muitas pessoas estão passando por momentos difíceis em suas vidas e, portanto, necessitam entrar em contato com sentimentos que possam fortalecê-las e ajudá-las a superar essas dificuldades. Espero que, quando da visita, as pessoas possam levar um pouco do sentimento de comunhão que é, em essência, a base da religiosidade –, conclui Eliane.