• Edição 112
  • 20 de dezembro de 2007

Agenda

Cursos de Extensão em Microbiologia

Estão abertas as inscrições para os cursos de extensão em Microbiologia para o primeiro semestre do próximo ano. Confira alguns dos cursos oferecidos em março de 2008.

 

Introdução ao Linux e Bioinformática

Coordenação do prof. Andrew Macrae.

Público alvo: pessoas sem nenhuma ou com pouca experiência em Linux, interessadas em utilizar ferramentas computacionais para a análise dos dados biológicos, como alunos de Mestrado e Doutorado ou pesquisadores com interesse em utilizar ferramentas de bioinformática.

Diagnóstico molecular e imunológico aplicado a doenças bacterianas e virais

Coordenação: Davis Ferreira, Luciana Barros de Arruda Hinds, Marinella Silva Laport  e Walter Martin Roland Oelemann.

Publico alvo: profissionais da área de saúde.

A Peste Negra e as grandes epidemias da história: perspectivas para o Terceiro Milênio

Coordenador: prof. dr. Fernando Portela Câmara.

Público alvo: profissionais e estudantes da área da saúde e biociências, profissionais e estudantes das áreas humanas e de letras, jornalistas, técnicos e interessados em ciências e humanidades.

Local: Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes - UFRJ, Ilha da Cidade Universitária, no Fundão. Informações no site www.microbiologia.com.br.


Doações de frascos de vidro

O Banco de Leite do Hospital das Clínicas de Curitiba-PR está precisando de vidros pequenos com tampa de plástico, (aqueles que são usados para café solúvel). Estes frascos servem para acondicionar o leite materno das doadoras, o leite que vai alimentar os recém-nascidos, em geral bebês prematuros e de baixo peso, cujas mães não produziram leite suficiente.

O leite coletado é imediatamente congelado. Quando a coleta é feita em domicílio, o próprio banco de leite recolhe o leite, além de fornecer os frascos já esterilizados às doadoras. O banco de leite também ajuda mães com dificuldades de amamentar e orienta sobre como fazer a doação de leite.

As doações de frascos podem ser feitas na portaria da maternidade do HC, na rua General Carneiro, 181, Centro de Curitiba, em horário comercial. Informações: (41) 3360-1867.


21 de dezembro

Prêmio Jovem Cientista

Encerram-se esta semana as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista (PJC), uma iniciativa do CNPq, do Grupo Gerdau, da Fundação Roberto Marinho e da Eletrobrás. O prêmio tem como objetivo estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros.

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de dezembro pelo formulário eletrônico disponível em www.jovemcientista.cnpq.br.


21 de dezembro

Professor substituto

Estão abertas as inscrições do concurso para Professor Substituto da Graduação em Fonoaudiologia nas seguintes áreas de atuação: Linguagem (Transtornos da Fluência, Transtornos da Língua Escrita, Aquisição da Linguagem e Transtornos da Aquisição de Linguagem); Fonoaudiologia Geral (com ênfase em Saúde Pública); Motricidade Orofacial (com ênfase em Hospitalar e ECI); Audiologia.

Os interessados poderão inscrever-se nas unidades responsáveis pelas vagas, a saber: Fonoaudiologia – das 10h às 15h, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, 9° andar, sala 9E11 (Gabinete da Coordenação de Fonoaudiologia). Telefone (21) 2562-2576.


Até 18 de janeiro

Cursos de Extensão no HU

Estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos para os cursos de extensão organizados pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e pelo Programa de Tratamento da Dor e Cuidados Paliativos. As inscrições continuam abertas até o dia 18 de janeiro e a relação dos aprovados será divulgada no dia 25 do mesmo mês, poderá ser consultada junto à secretaria da Coordenação de Atividades Educacionais (CAE) pelo próprio candidato ou através do telefone.

Serão oferecidos dois cursos voltados para médicos, fisioterapeutas, psicólogos e enfermeiros: o I Curso de Extensão de Treinamento e Qualificação Profissional em Tratamento da Dor Crônica e o I Curso de Extensão de Treinamento e Qualificação Profissional em Dor e Cuidados Paliativos Oncológicos. Os cursos, que têm duração de doze meses - entre os dias 5/3/2008 a 27/2/2009 –, requerem um investimento mensal de R$ 200 e têm 350 horas de duração cada.

Inscrições no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, nº 255, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro. Secretaria da CAE – Coordenação de Atividades Educacionais – 12º andar, telefones (21) 2562-6010 (Márcia ou Miriam).


25 de janeiro

Odontologia e Saúde

Conhecido por seu grande porte e presença de conferencistas renomados, o Congresso Internacional de Odontologia – o CIOSP – é realizado pela 26° vez. Entre os objetivos do evento estão proporcionar a reciclagem e atualização científica do profissional, oferecer uma oportunidade para praticar o networking, adquirir material de trabalho a preços promocionais e ampliar o conhecimento dos profissionais da área. Além disso, o CIOSP também aborda temas da atualidade como projetos voltados ao social.

O Congresso ocorre no dia 25 de janeiro, a partir das 11 horas, à rua Voluntários da Pátria, 547, em São Paulo (SP). As inscrições podem ser feitas pelo telefone 0800 12 85 55, de segunda a sexta, das 10h às 22h. Mais informações no site: www.apcd.org.br.


Até 15 de Fevereiro

Qualidade em alimentos

Estão abertas as inscrições para o curso Qualidade em Alimentos do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB). Os inscritos terão a oportunidade de conhecer, entender e controlar as diversas etapas do processo de produção de alimentos na indústria ou nos serviços de alimentação, com vistas à redução de custos, ao aumento de produtividade e à melhoria do produto, entre outros objetivos.

As inscrições para concorrer a uma das 40 vagas estão abertas para alunos com nível superior, até 15 de fevereiro de 2008, por meio do site www.cet.unb.br, onde é possível também saber mais informações sobre o curso.