• Edição 111
  • 13 de dezembro de 2007

Cidade Universitária

Formatura da 3ª Turma de Jardinagem do Horto

Clarissa Lima

Incluir o jovem carente no mercado de trabalho e aproximá-lo da universidade pública. Estas foram as palavras de ordem, ao longo deste ano, dos coordenadores, colaboradores e estudantes da 3ª Turma do Curso de Jardinagem do Horto da Prefeitura Universitária.

No dia 12 de dezembro, quarta-feira viu-se o que brotou do esforço destas pessoas: formaram-se os 36 jovens da turma de 2007. A cerimônia aconteceu às 15h, no auditório do ITCP, na Prefeitura Universitária. Todos estavam eufóricos e vestiam a blusa do projeto Florescer Fundão, realizador do curso.

A mesa foi composta pelo prefeito da Cidade Universitária, Hélio Mattos Alves, além de Dilza Barros, representante da Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia (COPPE-UFRJ), e Márcia Estevão, coordenadora do setor de Responsabilidade Social do Centro de Pesquisas da Petrobrás (Cenpes), apoiador do Florescer Fundão.

A diretora do Horto, Beatriz Araújo, também estava presente e abriu a cerimônia, fazendo uma breve apresentação do curso, explicitando seus parceiros – além de institutos da própria UFRJ, como a EBA (Escola de Belas Artes) e o CLA (Centro de Letras e Artes), instituições diversas como o CEFET Nilópolis e a Polícia Militar do Rio Janeiro auxiliaram na concepção deste projeto.

Em seguida, cada um dos componentes da mesa deu seu parecer sobre o 3º Curso. O prefeito ressaltou a importância de atividades de integração entre mercado, universidade e periferia, além de parabenizar os coordenadores e alunos. Dilza e Márcia também os congratularam e destacaram aspectos importantes do curso, como a formação humana.

Por fim, os alunos receberam seus certificados dos membros da mesa. Todos foram muito aplaudidos por seus amigos e familiares. O formando Jean Carlos foi eleito orador da turma e agradeceu a oportunidade a todos os realizadores do projeto e aos presentes que prestigiaram a formatura.

Interdisciplinaridade

De maio a novembro, estes jovens (cuja maioria vivia em situação de risco social) tiveram não só aulas de técnicas de jardinagem, como levaram lições para toda a vida. Temas de alta relevância foram abordados durante o curso, como doenças sexualmente transmissíveis, drogas, segurança do trabalho e reciclagem. Tudo para que o aproveitamento do curso fosse o maior possível. Beatriz Araújo acrescentou ainda que gerar consciência social e ambiental é uma das metas do curso.

Paisagismo e literatura também fizeram parte da grade destes estudantes, para expandir seus conhecimentos e possibilitar maior penetração no mercado de trabalho. Também não faltou apoio psicológico, uma vez que as condições de vida de muitos dos alunos do curso não era fácil.

Visitas técnicas também animaram esta turma. O Jardim Botânico e o Espaço COPPE foram visitados durante o curso, de modo a ampliar as informações sobre espécies vegetais e mostrar a gama de possibilidades que os novos jardineiros possuem.

Previsões para o futuro

A diretora do Horto afirmou que uma nova turma se inicia em maio do próximo ano. Ela comentou que, agora, o projeto tem ainda mais chances de crescer, pois um convênio com a Petrobrás foi assinado.

Quem tiver interesse, procure saber no Horto da Prefeitura como é feita a seleção para o curso e não deixe de fazer parte de uma idéia bem-sucedida como esta.