• Edição 108
  • 22 de novembro de 2007

Agenda

Até 23 de novembro

Edital de Pós em Endocrinologia

 

Encontram-se abertas as inscrições para seleção ao Programa de Pós-graduação em Medicina, área de concentração de Endocrinologia, para o ano de 2008, no período de 19 a 23 de novembro de 2007.

O horário é das 10h às 15h, na Secretaria de Pós-graduação, localizada no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, avenida Brigadeiro Trompowsky s/nº, 11º andar, bloco I", telefone 2562-2625. Serão oferecidas 15 vagas para o mestrado. O doutorado obedece ao sistema de fluxo contínuo, o candidato pode entrar em contato durante todo o ano letivo. O edital já está disponível no site.

 


24 de novembro

I Jornada de Refração Clínica

O Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho realiza sua Primeira Jornada de Refração Clínica. O encontro é voltado para médicos oftalmologistas e conta, na sua programação, com demonstrações práticas, além de sorteio de livros.

A jornada acontece no dia 24 de novembro, no auditório Halley Pacheco, 8° andar do HUCFF. As atividades estão programadas para começar às 8h, com previsão de término para as 17h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no dia e local do evento. Mais informações pelo telefone do Serviço de Oftalmologia: 2562-2841.


26 de novembro

VI Encontro de Pacientes do HUCFF

Nos dias 26 e 27 de novembro, acontece o VI Encontro de pacientes do HUCFF, organizado pela Comissão de Direitos dos Pacientes (CDP). Na ocasião, serão divulgados os resultados da pesquisa "A qualidade em saúde: levantamento das condições físicas das enfermarias, uma experiência no HUCFF/UFRJ", realizada pela equipe da CDP. Outro destaque será a palestra apresentada pela professora Ana Borralho, diretora da Divisão Médica (DMD), sobre o tema "Os desafios da formação médica e da sua prática cotidiana".

Mais informações pelo telefone 2562-2188 (CDP).

 

Estratégias de ecologia molecular

O Programa de Biotecnologia Vegetal, do Instituto de Biologia da UFRJ, realiza o curso Estratégias de Ecologia Molecular para o desenvolvimento de agentes microbianos de controle biológico, de 26 a 30 de novembro. O curso é coordenado pela professora Leda Mendonça Hagler.

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de novembro, na secretaria do Programa de Biotecnologia Vegetal, que fica no 2º andar do bloco K, no CCS.


28 de novembro

Medicina dá Samba

 

A Faculdade de Medicina da UFRJ promove, na próxima quarta-feira, dia 28 de novembro, o tributo a seu ex-aluno Noel Medeiros Rosa, 70 anos após sua morte. “A medicina dá samba”, parte da comemoração dos 200 anos da instituição, será realizada das 19h às 21h no salão dourado do Fórum de Ciência e Cultura, Palácio Universitário da UFRJ da Praia Vermelha.

O evento, de entrada franca, conta com mostra de vídeos, apresentações de MPB e chorinho; entre os nomes dos músicos está o grupo Prata da Casa e o Noca da Portela.

 

 


29 de novembro

Movimento negro

O I Seminário Nacional de Entidades do Movimento Negro: Alianças para o enfrentamento da epidemia HIV/Aids ocorre nos dias 29 e 30 de novembro, realizado pelo Laboratório de Estudos em Política, Planejamento e Assistência em HIV/Aids (Leppa), do Hospital Escola São Francisco de Assis (Hesfa-UFRJ).

O evento acontece no Rio’s Presidente Hotel, que fica na rua Pedro I, no Centro. Inscrições e informações: Centro de Estudos do Hesfa, telefones: 3184-4407 ou 3184-4444.

 

 

Dia de doar sangue

Na próxima quinta-feira, dia 29 de novembro, o Centro Acadêmico Carlos Chagas Filho, da Faculdade de Medicina, em parceria com a Equipe de Hemoterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, realiza campanha de doação de sangue. Esta coleta ocorre também em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro).

A doação ocorre das 8h às 13h, em frente à Biblioteca do CCS. Se você pode doar sangue, não deixe de participar!