• Edição 106
  • 08 de novembro de 2007

Agenda

Procura-se voluntários: combate à obesidade

Um grupo de mestrandos do Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ recruta voluntários entre 40 e 59 anos, com pressão arterial, taxas de açúcar e gordura no sangue normais para colaborarem com uma pesquisa, a fim de investigar características genéticas que possam estar associadas à ocorrência de obesidade e doenças do coração. Vale ressaltar que os participantes não podem apresentar sinais de obesidade. Os voluntários devem doar uma amostra de sangue, coletada na própria universidade por enfermeiros contratados, sendo necessário agendar o dia e o horário da coleta.

Quem se encaixar no perfil e quiser participar do estudo pode entrar em contato com as nutricionistas responsáveis pelos telefones: 8293-2744, doutora Andréa Fernandes ou 8882-9202, doutora Roberta Manhães.


Procura-se pacientes: tratamento odontológico

A Faculdade de Odontologia da UFRJ, e a equipe do doutor Victor Varela, está selecionando pacientes de 18 a 35 anos que apresentam sangramento gengival e amolecimento nos dentes. A seleção, parte de um projeto de pesquisa sobre a periodontite (doença infecciosa que pode causar perda de dentes) dará direito ao tratamento gratuito no Departamento de Clínica Odontológica, no 2° andar da Faculdade de Odontologia da UFRJ, na Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

Anote os horários para avaliação: segunda-feira, 13h30; quarta-feira, 8h e quinta-feira, 13h30. Para mais informações, falar com doutor Victor Varela nos telefones 2562-2035 ou  9602-9150.

 


10 de novembro – Radiofarmácia Hospitalar

No dia 10 de novembro, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) sedia um curso teórico-prático de Fundamentos em Radiofarmácia Hospitalar, Instrumentação Nuclear e Radioproteção, da Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBBMN).

Voltado para médicos nucleares e outros profissionais envolvidos com Medicina Nuclear, o evento acontece no Serviço de Medicina Nuclear, no subsolo do HUCFF, das 9 às 13 horas.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas, gratuitamente, através do telefone (11) 3262-5438, do e-mail sbbmn@uol.com.br e do site www.sbbmn.org.br.

 


23 de novembro – Luta contra AIDS

No dia 23 de novembro, das 8h30 às 16h, no ambulatório Reviver (rua Sapucaia, 413, Mooca), em São Paulo (SP), a Associação de Apoio à Criança HIV Positivo – projeto Reviver promove o IX Encontro de Luta Contra a AIDS, cujo tema será Infância: base para adolescer bem.

Informações e inscrições pelos telefones (11) 6692.3165 e 6694.0653 ou pelo e-mail recepção_amb@projetoreviver.org.br.


24 de novembro – Refração Clínica

O Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho realiza sua Primeira Jornada de Refração Clínica. O encontro é voltado para médicos oftalmologistas e conta na sua programação com demonstrações práticas, além de sorteio de livros.

A jornada acontece no dia 24 de novembro, no auditório Halley Pacheco, 8° andar do HUCFF. As atividades estão programadas para começar às 8 horas, com previsão de término para as 17 horas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no dia e local do evento. Mais informações pelo telefone do Serviço de Oftalmologia: 2562-2841.


24 de novembro – Especialistas em fonoaudiologia

A Universidade Estácio de Sá, encerrando a série de eventos de comemoração dos 30 anos do curso de Fonoaudiologia, realiza um encontro de especialistas. O evento tem a intenção de confraternizar alunos e ex-alunos, docentes e não docentes, profissionais formados pela Estácio ou não. Haverá diversas palestras e mesas-redondas, abordando temas como gagueira, surdez na infância e fonoaudiologia hospitalar.

O evento acontece no campus Rebouças da UNESA, a partir das 8h, com previsão de término para 17h20. As inscrições são feitas pela Internet, no site www.estacio.br/conferencistas. O campus Rebouças fica na rua do Bispo, 83, Rio Comprido. Mais informações pelo e-mail fono30anos@estacio.br.


22 de novembro – Câncer de Reto

O câncer de intestino é ainda um dos grandes objetos de estudo de médicos de todo o mundo. As altas taxas de incidência, o significativo índice de recidiva e as diversas estratégias empregadas nos diferentes centros especializados fazem com que se busque um consenso sobre a estratégia ideal de tratamento. Essa questão terá um espaço privilegiado para debate e aprofundamento este mês no Brasil.

Trata-se do I Fórum Internacional de Câncer de Reto – FICARE, que reúne, pela primeira vez na América Latina, renomados profissionais de diferentes países, para apresentar o que há de mais avançado para o diagnóstico e a terapêutica deste tipo de câncer.

O FICARE é promovido pela Associação Brasileira de Prevenção do Câncer do Intestino, em parceria com diversas entidades de especialidades médicas e hospitais, acontece no complexo hoteleiro Caesar Park Faria Lima, de 22 a 24 de novembro de 2007.


26 de novembro – Motricidade Oral

A Fonotrade oferece o curso Módulo prático em motricidade oral. Ministrado por Maria Fernanda Muniz Freire, fonoaudióloga da Odontopediatria da UFRJ, o módulo engloba temas sobre a simulação da sessão terapêutica, diagnóstico, prognóstico e conduta terapêutica entre outros. Parte do curso é baseada em casos apresentados em filmes trazidos pela professora e outra parte é baseada em casos trazidos pelos participantes.

As inscrições podem ser feitas pela internet no site www.fonotrade.com.br, também, podem ser obtidas mais informações.


30 de novembro – Disfunções e dores no rosto

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, acontece o II Simpósio Internacional – Disfunções temporomandibulares e dores orofaciais, promovido pela Odontologia Educacional. Especialistas de diversas áreas estarão presentes, relacionando seus campos de trabalho ao tema do curso.

As inscrições são feitas via internet, pelo site www.odontologiaeducacional.com.br. O simpósio ocorre das 8 às 18 horas no Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen, avenida das Américas, 3.434, bloco 8, na Barra da Tijuca.