• Edição 104
  • 25 de outubro de 2007

Saúde e Prevenção

Gastrite: cuidado com ela!

Clarissa Lima

A gastrite é uma doença comum, da qual ouvimos falar com freqüência. Mas poucos sabem realmente o que ela representa, suas causas e particularidades. Ela se caracteriza por acometer a mucosa gástrica (parede do estômago), causando inflamação. Homero Soares Fogaça, chefe da enfermaria de Gastroenterologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e professor da Faculdade de Medicina, esclarece que a principal razão da gastrite é de origem infecciosa, causada pela bactéria Helicobacter pylori. Mas ela também pode não ser infecciosa e deriva do consumo de antiinflamatórios, álcool e drogas, por exemplo.

A bactéria Helicobacter pode viver na mucosa gástrica por muito tempo, sem causar infecção. As substâncias que ela produz é que podem desencadear o processo inflamatório, porém, isto não acontece em 100% dos casos. Mesmo assim, cuidado nunca é demais. “Esta bactéria surge em condições de falta de saneamento básico, contaminando a água e provocando a contaminação das pessoas”, alerta o gastroenterologista. Assim, mesmo que a doença não venha a se manifestar, preservar-se do contato com água e alimentos contaminados ou com pessoas infectadas é fundamental.

O uso de antiinflamatórios pode ocasionar este quadro porque eles reduzem a proteção gástrica, mas apenas se ingeridos por longos períodos. O álcool, também devido ao exagero nas doses, pode culminar em inflamação da mucosa gástrica. Além do desconforto no abdome, há outros sinais menos freqüentes que podem evidenciar a existência da gastrite. “Geralmente, o sintoma apresentado é a dor no estômago. Mas náuseas e vômitos também podem ser indicativos da inflamação”, informa Homero.

Algumas orientações também são relevantes para diminuir o risco de sofrer de gastrite, como, por exemplo, moderar o consumo de bebidas alcoólicas e fugir dos famosos fast-foods. Mas situações de estresse, tão comuns no cotidiano, também podem desencadear o processo inflamatório. Por isso, evitar irritações (por mais difícil que isto seja) é relevante na hora de manter distância da gastrite.

Gastrite versus úlcera

De acordo com o gastroenterologista, não é raro que as pessoas confundam a gastrite com a úlcera. “Apesar de apresentar normalmente sintomas similares, a gastrite e a úlcera são muito diferentes. A úlcera é uma lesão da mucosa, uma verdadeira cratera que surge na parede do estômago.”

Essa confusão também acontece porque a mesma bactéria que causa a gastrite pode ocasionar a úlcera. Esta última, no entanto, é mais grave, pois pode resultar em perfurações e sangramentos.

O tratamento da gastrite, quando causada pelo agente infeccioso Helicobacter pylori, pode ser feito com uso de antibióticos. Já o tratamento da gastrite não-infecciosa deve cortar os medicamentos provocadores e evitar o consumo de produtos que possam ter ligação com a inflamação (como álcool e drogas).

Enfim, Homero lembra que procurar um médico é essencial para evitar o prolongamento das doenças. O profissional sabe como direcionar o tratamento, e pode evitar que a gastrite se torne algo mais grave.