• Edição 104
  • 25 de outubro de 2007

Microscópio

Troca de experiências em Odontologia

Clarissa Lima

Nos dias 29 e 30 de outubro, o Programa de Educação Tutorial (PET/UFRJ) do curso de Odontologia realiza a XVII Jornada Acadêmica de Odontologia. Este evento ocorre anualmente, envolve cursos, simpósios e conferências sobre temas da atualidade e do cotidiano dos profissionais da área.

O docente responsável pela Jornada, Urubatan Vieira de Medeiros, do Departamento de Odontologia Social e Preventiva, afirma que a proposta deste evento é “integrar alunos de todas as Faculdades de Odontologia do Rio de Janeiro e trocar experiências acerca do que há de mais atual no ensino, pesquisa e extensão na área de Odontologia”. Segundo ele, o público é fator essencial, participa intensamente, auxiliando na produção de encontros a cada ano melhores. Como a intenção é promover a integração e a troca de idéias, outras instituições também se fazem presentes no evento. “A indústria odontológica também participa com freqüência da Jornada”, ressalta Urubatan.

O evento, produzido pelo PET, conta também com o apoio do Centro Acadêmico de Odontologia e com a direção da Faculdade. “Isso é importante, visto que uma das principais propostas do PET é a integração com todos os segmentos”, declara o professor.

Interação universitária

Apesar da Jornada ser voltada especificamente para profissionais da área de Odontologia, ela engloba diversos assuntos que podem servir a interesses mais amplos. O público cativo é formado por alunos dos cursos de graduação e pós (especializações, mestrado, doutorado) da UFRJ e das demais Universidades do Estado e também por profissionais da área. “Diversos clínicos desvinculados do ensino também comparecem para aproveitar os conhecimentos de ponta oferecidos na Jornada”, destaca Urubatan.

Os ministrantes de cursos são selecionados pelos membros do próprio PET. No entanto, o professor indica que há sempre uma interação com os estudantes visitantes, no sentido de ter sempre novas idéias para incrementar o curso, e também mapeando temas relevantes para os alunos de Odontologia. “A partir daí são convidados os melhores profissionais de cada área, preferencialmente de fora da UFRJ, pois a intenção é exatamente trocar saberes e proporcionar uma nova visão não só aos PETianos, como também para todos os alunos do curso e para as pessoas de outras universidades que comparecem.”

Há palestrantes vindos da UERJ, da UFF e médicos especialistas. Todos foram chamados para atender à demanda de diversificação de opiniões e idéias, promovendo o debate e a troca tão esperados pelos idealizadores da Jornada.

Assuntos abordados

Os critérios de escolha dos assuntos são comandados pelo que há de mais atual na área de Odontologia. “Teremos um simpósio sobre Odontologia desportiva, enfatizando a necessidade do uso de protetores bucais durante a prática de esportes, e também um workshop sobre estética em Odontologia”, exemplifica o professor.

Casos que permeiam o dia-a-dia dos profissionais da área também estão incluídos na programação. Odontogeriatria, Ortodontia oncológica e Responsabilidade civil do cirurgião dentista são, dentre outros, assuntos planejados para as conferências da Jornada.

Desta forma, chegando à sua 17ª edição com fôlego total, a Jornada Acadêmica de Odontologia PET/UFRJ de 2007 promete polêmica e vasta contribuição dos participantes na produção do conteúdo. Assim, deve-se cumprir o objetivo final do evento, conforme falou o professor Urubatan: “Trocar experiências e conhecimentos sobre temas científicos atuais na área e proporcionar visões novas sobre questões odontológicas.”