• Edição 104
  • 25 de outubro de 2007

Agenda

25 de outubro – Oficina de trabalho sobre Saúde coletiva

A Faculdade de Medicina da UFRJ realiza no dia 30 de outubro, uma oficina de trabalho sobre Saúde coletiva no currículo da Medicina. O evento pretende avaliar propostas de adaptação dos conteúdos de Saúde coletiva do currículo do curso de medicina às Diretrizes Curriculares do MEC, com vistas a mudanças.

Os interessados em expor seus trabalhos deverão inscrevê-los até o dia 25 de outubro, já as inscrições dos ouvintes poderão ser efetuadas até o dia 28. O encontro será realizado no Auditório Hélio Fraga, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), bloco K, Ilha do Fundão.

Mais informações pelo telefone  2562-2583 ou pelo e-mail: gerson@iesc.ufrj.br.


26 de outubro – Resultados de pesquisas básicas de terapia celular em doenças do aparelho respiratório

O Programa de Terapia Celular da UFRJ (PROTECEL) realiza seu 13° seminário na sexta-feira, dia 26, com o tema Resultados das pesquisas básicas de terapia celular em doenças do aparelho respiratório no Instituto de Biofísica, bloco G, sala 22, no 1°andar do CCS-UFRJ, de 12h às 13h.

O evento, organizado pela Comissão de Pesquisa em Terapia Celular e patrocinado pela Divisão de Pesquisa, será ministrado por Marcelo Marcos Morales, professor adjunto do IBCCF/UFRJ, chefe do Laboratório de Fisiologia Celular e Molecular e presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica.

 


26 de outubro – Envelhecimento ativo e qualidade de vida

 

 

No dia 26 de outubro, às 8 horas, será realizado o Simpósio Envelhecimento ativo e qualidade de vida, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP. A ALESP fica em São Paulo na av. Pedro Álvares Cabral, nº 201, no parque Ibirapuera.

Para mais informações consulte o telefone (11) 3886-6968.

 

 


26 de outubro –XI Simpósio de Fisioterapia da UFRJ

O XI Simpósio Fisio Fundão, organizado pelo Centro Acadêmico de Fisioterapia da UFRJ, acontece entre os dias 26 e 28 de outubro. Destinado a acadêmicos e profissionais da área, o evento oferecerá 22 palestras, 5 oficinas com aulas teóricas e práticas, apresentação de trabalhos na Jornada Científica e uma novidade em relação às edições anteriores: uma mesa redonda de Neurologia. Alguns dos temas abordados no simpósio serão Traumato-ortopedia; Pneumologia; Pediatria; Dermato-Funcional; Ginecologia /Obstetrícia; Crochetagem; Ventilação mecânica; Manuseio com bolas suíças e rolos em pacientes hemiplégicos; Terapia Manual; Coluna vertebral e o estresse mecânico.

O XI Fisio Fundão acontecerá no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), subsolo do bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado na Ilha do Fundão - Rio de Janeiro (RJ).

Para obter mais informações e conferir a programação completa do evento, visite o site www.fisiofundao.oi.com.br.


29 de outubro – Campanha de vacinação no CCS

Entre os dias 29 e 31 de outubro, a Divisão de Saúde do Trabalhador promove uma campanha de vacinação, no bloco L do Centro de Ciências da Saúde. Pessoas de todas as idades podem ser vacinadas, mesmo aquelas que não têm nenhum vínculo com a universidade.

As vacinas oferecidas são tétano, hepatite, triviral (caxumba, sarampo e rubéola), duplaviral (rubéola e sarampo) e gripe. A vacinação é gratuita. Aqueles que desejam tomar a segunda dose devem trazer o cartão com o registro.  

Esta é a segunda campanha de vacinação promovida pela Divisão este ano. A última, realizada no início de setembro, recebeu mais de 800 pessoas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3867-6543 ou 3867-6693.


Até 29 de outubro – Cursos de especialização do IPUB

Foram prorrogadas as inscrições para os Cursos de Especialização do Instituto de Psiquiatria da UFRJ IPUB para o ano letivo de 2008.

As inscrições para as áreas de “Assistência a usuários de álcool e drogas”, “Saúde mental da infância e adolescência”, “Psicogeriatria”, “Clínica psicanalítica” e “Terapia de família” podem ser realizadas até 29 de outubro na secretaria acadêmica do IPUB av. Venceslau Brás, 71 (fundos) – Praia Vermelha.

Outras informações no site www.ipub.ufrj.br, pelo e-mail cursoespeciz@ipub.ufrj.br ou pelos telefones 2295-5549 / 2295-3449.


Até 31 de outubro – Fiocruz e UFRJ oferecem mestrado e doutorado

Estão abertas as inscrições para o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu em propriedade intelectual e políticas de inovação no Brasil até 31 de outubro. Resultado de uma parceria entre o Instituto de Economia da UFRJ e a Fiocruz, o curso foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e oferece 15 vagas para mestrado e 15 para doutorado.

O início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2008. De caráter multidisciplinar, o programa foi dividido em três áreas de concentração: governança e políticas públicas; instituições, estratégias e desenvolvimento; e inovação, propriedade intelectual e desenvolvimento. A pós-graduação abrigará o desenvolvimento de pesquisas voltadas à formulação de políticas de propriedade intelectual no âmbito da Fiocruz, do Ministério da Saúde e das relações internacionais nas quais o Brasil negocia os direitos de propriedade intelectual.

Mais informações: www.ie.ufrj.br.