• Edição 104
  • 25 de outubro de 2007

Cidade Universitária

Programa Reciclando promove atividades na Prefeitura Universitária

Priscila Biancovilli

Entre os dias 29 de outubro e 1o de novembro, a Prefeitura Universitária promove o projeto Reciclando, que tem como objetivo a conscientização de seus funcionários e e do Escritório Técnico da Universidade/ETU, sobre questões relacionadas ao meio ambiente, reciclagem e sustentabilidade.

As ações do Reciclando antecipam a criação de um amplo projeto de reciclagem a ser adotado pela UFRJ, de acordo com o Decreto 5940, de 25 de outubro de 2006, que “institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pêlos órgãos e entidades de administração pública federal, direta e indirea, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.”

A partir do dia 29 de outubro, três ações serão desencadeadas: ciclo de palestras sobre meio ambiente, lixo e reciclagem, mutirão de limpeza da sede da prefeitura e seus arredores, implantação da coleta seletiva de lixo na sede da Prefeitura e ETU.

A Prefeitura Universitária é responsável pela coleta de lixo em todos os campi da UFRJ. Recentemente, o Centro de Tecnologia recebeu o projeto-piloto de coleta, chamado Recicla CT. O lixo é recolhido dentro das salas de aula e levado para um ecoposto. Lá, este material é separado e entregue aos catadores, que podem reciclar e vender este material. Hoje a coleta seletiva do CT conta com amplo apoio de estudantes, funcionários, professores e os Laboratórios do Centro de Tecnologia.

Todas as salas da Prefeitura Universitária, a partir de agora, terão dois coletores separados, de papel e plástico. No entanto, qualquer pessoa que tiver interesse pode trazer seu lixo de casa, para ser recolhido pelos catadores. A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), promove também a coleta de óleo usado, que pode virar uma série de outros produtos, como sabão.

Confira a programação do Reciclando:

29 de outubro a 01 de novembro (Auditório do Horto da Prefeitura)

 

29/10 – 10h

Iniciativa de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade de Vida na COPPE/UFRJ

30/10 – 10h

Programa de Lixo Seletivo do Laboratório de Tecnologia Submarina da COPPE/UFRJ

31/10 – 10h

Coleta Seletiva: Responsabilidade de cada um

01/11 – 9h

Meio Ambiente e Impacto do Lixo: Coleta Seletiva e Reciclagem

29 e 30/10 – 14h

Exibição dos vídeos: Ilha das Flores, de Jorge Furtado, e Uma Verdade Inconveniente, baseado no livro de mesmo nome do ex-vice presidente dos Estados Unidos Al Gore.

 

Encerramento

01/11 – 10h30

Apresentação do Grupo Musical Chegando Junto, da COMLURB, no Espaço de Convivência da Prefeitura

Mutirão de Limpeza

12, 13 e 14 de novembro

Coleta Seletiva

Início em 12 de novembro