• Edição 103
  • 18 de outubro de 2007

Ciência e Vida

Maravilha da natureza

A ingestão do óleo de abacate faz bem à saúde, se evitarmos excessos

Clarissa Lima

O consumo de produtos naturais é assunto certo nas discussões sobre alimentação humana, principalmente quando a intenção é conscientizar as pessoas a respeito da necessidade de se manter uma dieta equilibrada. O óleo de abacate natural entra nesse debate, ele apresenta benefícios diversos para a saúde.

Maria das Graças Tavares do Carmo, professora do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/UFRJ) cuja pesquisa tem ênfase na área de Bioquímica da Nutrição, explica:, “o abacate é útil na alimentação como fonte de diversos nutrientes e, particularmente, como fonte energética, já que é rico em lipídios (gorduras). Há outros componentes presentes no fruto, são ácidos graxos e esteróis. O esterol beta-sistosterol, por exemplo, é muito abundante e importante no processo de digestão e absorção de gorduras.”

Estudos publicados recentemente mostram como o óleo extraído do abacate é capaz de combater doenças cardiovasculares, diabetes e dislipidemias (aumento anormal da quantidade de gorduras no sangue). Segundo a professora, não só a prevenção, mas o controle destas doenças pode ser feito com o uso do óleo de abacate.

Gorduras saudáveis

Normalmente, todos escutam falar dos malefícios da gordura. As pessoas fogem ao máximo dos lipídios quando estão iniciando uma dieta. Mas o organismo precisa destes elementos, desde que controlados. O óleo de abacate realmente contém gorduras, mas elas não são necessariamente prejudiciais à saúde.

Maria das Graças defende, “o padrão dietético, particularmente da sua composição em ácidos graxos, tem se mostrado influente no aumento do risco para doenças cardíacas. As evidências sugerem que a concentração sanguínea dos diferentes tipos de ácidos graxos, especialmente alguns poliinsaturados (encontrados em abundância em alguns peixes, óleos de peixes, linhaça e algumas oleaginosas) e monoinsaturados (presentes no óleo de canola, azeite de oliva e óleo do abacate) são mais importantes em determinar o risco cardiovascular do que propriamente o total de lipídios da dieta. A substituição dos ácidos graxos saturados pelos monoinsaturados, pelo que as pesquisas mostram, favorece o controle do colesterol.”

A professora afirma também, não há contra-indicações para o consumo do óleo, uma vez que sua composição é de boa digestão e absorção. Fica claro que a seleção alimentar deve ser feita com auxílio médico, pois estas informações só podem ser bem recebidas por esse canal.

Evite exagerar na dose

Entretanto, nada é perfeito. O consumo excessivo do óleo de abacate pode trazer prejuízos à saúde. Conforme indica Maria das Graças, “esse óleo é uma fonte riquíssima de energia e pode favorecer o ganho de peso, quando em excesso”.

Por isso, ao associar o óleo de abacate à dieta é bom saber que ele pode trazer muitas vantagens ao organismo, mas sempre é bom controlar as quantidades.

Por fim, a professora sugere não só o óleo, mas também o abacate entrar na lista de compras das pessoas. “É importante comer o fruto, uma vez que o abacate é também uma fonte importante de fibras e ácido ascórbico, uma boa opção para compor o cardápio diário.”

Para conhecer as vantagens e desvantagens dos alimentos à saúde é importante consultar um nutricionista. Afinal, não é parando de comer que ficamos saudáveis; ao contrário, é buscando manter uma dieta que contenha todos os elementos necessários ao bom funcionamento do organismo.