• Edição 103
  • 18 de outubro de 2007

Cidade Universitária

Divisão de Segurança recebe três novas viaturas para ronda ostensiva

Priscila Biancovilli

 Na próxima semana, a Divisão de Segurança da Prefeitura da UFRJ (DISEG) recebe três novas viaturas para a ronda ostensiva no campus da Ilha da Cidade Universitária. Esta nova frota vai se juntar às outras seis viaturas já existentes, juntas elas trabalharão também no apoio administrativo à Central de Monitoramento por Câmeras e à Central de Operações da divisão.

As novas viaturas são da marca Peugeot modelo 206 FLEX 1.4 e foram adquiridas em pregão eletrônico, pela Superintendência Geral de Administração e Finanças (SG-6), com recursos orçamentários do Ministério da Educação. As viaturas antigas existem desde outubro de 2005, e hoje estão com aproximadamente 200 mil quilômetros rodados.

Plano Integrado de Segurança

A ronda ostensiva existe desde outubro de 2004 e faz parte do Plano Integrado de Segurança da UFRJ. As viaturas circulam todos os dias úteis, das 6 às 23 horas, e são fundamentais para o aumento da segurança das mais de 65 mil pessoas que circulam diariamente pela Cidade Universitária. Este plano adquiriu novos equipamentos, câmeras, viaturas e contratou pessoal treinado. As câmeras de segurança funcionam 24 horas nas três entradas do campus e as viaturas possuem sistema de rádio comunicador, dia e noite.

Desde a implantação deste Plano, o campus da Ilha do Fundão se tornou mais seguro. De acordo com informações da Prefeitura Universitária, delitos como depena e queima de veículos, abandono de cadáveres e roubo de automóveis diminuíram a quase zero.