• Edição 102
  • 11 de outubro de 2007

Microscópio

O verdadeiro papel do farmacêutico

Clarissa Lima

Entre os dias 15 e 18 de outubro, ocorre em vários pontos do edifício do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS) a XXV Semana de Farmácia. Anualmente, este evento, organizado pelo Centro Acadêmico da Faculdade de Farmácia, apresenta assuntos ao mesmo tempo atuais e recorrentes na vida do farmacêutico.

Márcia dos Angeles, estudante do 8º período e componente do CA, afirma que o evento busca seguir sempre a linha da atualidade, além de apresentar os desmembramentos do curso de Farmácia e as possibilidades com as quais esse profissional se depara. “A intenção da Semana é mostrar um pouco de cada área da Farmácia, promover palestras sobre assuntos em voga – como, por exemplo, terapias com células-tronco –, e oferecer uma diversidade de informações sobre a tarefa do farmacêutico.”

Márcia coloca também que a Semana busca direcionar o estudante de Farmácia – público alvo do evento – rumo a um determinado campo, de acordo com suas aptidões. “Queremos que as pessoas participem dos cursos e palestras e encontrem o que elas queriam, que usem isso para incrementar sua vida profissional.”

As palestras e cursos, embora voltados para profissionais e estudantes, não são exclusivas para eles. Segundo a entrevistada, embora a maior parcela seja realmente composta por alunos de Farmácia, há um público cativo vindo de áreas próximas, como Química ou Engenharia Química.

Critérios de seleção

O tema da Semana de Farmácia deste ano é “Eu farmacêutico: saúde, ciência e sociedade”. Indagada a respeito da escolha, a estudante explicou: “Saúde, ciência e sociedade, dentre outras, são esferas em que o farmacêutico está invariavelmente inserido. Com isso, esperamos desvendar a profissão, mostrar para o participante tudo com o que pode trabalhar. Por esta razão, esta é a base das apresentações.”

Os ministrantes dos cursos são professores da casa e, nas palavras de Márcia, “profissionais que sejam referência nos assuntos”. A intenção é especificar cada campo, explicitando as possibilidades de cada um deles.

Dentre outros temas, há cursos sobre plantas medicinais e fitoterápicas, química forense e controle de qualidade de alimentos. Todos eles estão no centro das discussões sobre o campo da Farmácia e as inovações surgidas no momento.

Objetivos do farmacêutico

O tema do evento também está intimamente relacionado à proposta fundamental dos seus idealizadores. “Uma coisa importante a transmitir durante a Semana de Farmácia aos participantes é estabelecer que o farmacêutico não é apenas o profissional do medicamento. O remédio é apenas o meio que, não só nós mas também os demais, profissionais da área de saúde usamos para atingir nossa finalidade: a cura de alguém. Todo farmacêutico deve saber o objetivo final do que ele está produzindo. Se está fazendo uma pesquisa, deve entender que não quer apenas chegar aos resultados teóricos, mas deve estar consciente do principal fim de todo o seu trabalho, o restabelecimento de uma pessoa. Ou ele só está fazendo isso para conseguir um título de mestrado ou concluir a graduação?”

Desta maneira, a Semana tem como intenção mostrar ao farmacêutico sua função dentro da sociedade e a importância de seu papel na área da saúde como um todo. Em suma, a partir da questão colocada acima por Márcia, este evento quer, primordialmente, fazer estes profissionais pensarem além do que vêem e estudam, para promover a cura das pessoas e salvar vidas.