• Edição 102
  • 11 de outubro de 2007

Cidade Universitária

Projeto especial do Horto faz sucesso em exposição

Clarissa Lima

 O Projeto Reconhecer desenvolvido pelo Horto da Prefeitura Universitária especialmente em ocasião da Semana de Ciência e Tecnologia, tem como proposta principal a valorização das plantas nativas do país. Para ilustrar, a equipe do Horto levou exemplares de plantas conhecidas da maior parte da população, como palmeiras, bromélias e frutíferas como mangueiras, jabuticabeiras e açaizeiros, dentre outros, para exposição do Hangar durante a Semana de Ciência e Tecnologia. O objetivo era produzir conhecimento e consciência a respeito da diversidade da flora brasileira.

Caráter histórico e ornamental

A diretora do Horto, Beatriz Araújo, presente no stand do projeto, um dos mais visitados da Semana, falou ao Olhar Vital: “Um dos objetivos deste projeto é estimular à preservação e ao plantio das espécies”. Para tanto, os expositores ofereciam mudas para os visitantes.

Mas outros assuntos também foram tratados. A equipe do Horto levou espécies de plantas economicamente importantes na história do Brasil, desde a colonização até hoje, como o pau-brasil, o algodoeiro, a seringueira e a cana-de-açúcar. Esta última, de acordo com a diretora do Horto, além do papel desempenhado no passado, hoje volta com força total, em meio às discussões sobre os biocombustíveis.

O uso ornamental das plantas também foi evidenciado. Contudo, Beatriz ressaltou: “Para a Semana de Ciência e Tecnologia, trouxemos as plantas para doá-las de acordo com um objetivo, atrair as pessoas para nós podermos divulgar nosso trabalho. Mas muitas pessoas aparecem freqüentemente no Horto pedindo mudas e plantas. Nós doamos o que temos em maior quantidade, precisamos de um certo número de exemplares para desenvolver nossas pesquisas. Por isso, é bom as pessoas saberem que, apesar de estarmos dando algumas plantas, esta não é a regra. Não podemos fazer isso o tempo todo.”

Por fim, a diretora comunicou a todos os interessados, para auxílio na elaboração e execução de projetos relacionados à área, o Horto está disponível. Para entrar em contato, basta mandar um e-mail para horto@pu.ufrj.br.