• Edição 100
  • 28 de setembro de 2007

Microscópio

Como promover a cidadania


Flávia Fontinhas

O mundo contemporâneo, com toda sua tecnologia e a correria contra o relógio, tem afastado as pessoas de um convívio mais próximo, de uma troca de experiências. Profissionais de diferentes áreas atuam separadamente e sem nenhuma espécie de aproximação.

Desde cedo, a criança aprende que a Educação é fundamental para seu crescimento pessoal e cidadão. Somente com muito estudo ela poderá vencer e, quem sabe, até mudar o mundo. Mundo que continua a ser progressivamente destruído pelo homem; que assim, de forma inconseqüente e inconsciente, afeta seu futuro, saúde e qualidade de vida.

Para tanto, a coordenação de extensão do Centro de Ciências da Saúde (CCS) promove o II Encontro Saúde e Educação para a Cidadania, por acreditar que preparar profissionais de Educação e Meio Ambiente será a maneira possível de conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde e de como preservá-la; este ano na temática está o meio ambiente.

A idéia desses encontros surgiu em uma publicação de mesmo nome: Revista Saúde e Educação para a Cidadania. O que desencadeou a iniciativa de promover o primeiro encontro, no ano de 2006, baseado na necessidade de incrementar os vínculos com a gestão pública de educação e saúde.

– No primeiro Encontro tivemos a preocupação de solidificar a integração Saúde e Educação, formação continuada de Educação de Jovens e Adultos. Assim, a temática do Encontro de 2006 desencadeou uma maior freqüência das instituições que lidam com a Educação dentro do CCS, e a nós permitiu maior interação nos espaços educacionais. Fomos convidados a participar de câmaras temáticas, fóruns e conferências, todos trouxeram um conhecimento muito pertinente ao nosso cotidiano universitário –, conta a professora Florence de Faria Brasil Vianna, coordenadora substituta de Extensão e coordenadora do projeto Saúde e Educação para a Cidadania.

Já nesse segundo encontro, os organizadores buscam enfatizar mais o “Ambiente” na conferência central. Para isso serão organizadas oficinas, palestras e mesas redondas sobre o tema, a fim de promover um encontro das unidades do Centro de Ciências da Saúde (CCS), com as instituições públicas e as ONGs interessadas.

Um dos pontos principais desse Encontro é explicar como as Ciências Biológicas podem ajudar a sociedade a compreender melhor o ambiente e as mudanças, principalmente climáticas, pelas quais o mundo tem passado. Além de discutir, por exemplo, sobre o impacto de uma boa alimentação na saúde; e sobre conhecimentos necessários às pessoas para poder viver de forma mais saudável.

– Integrar Saúde e Educação para a Cidadania é um ato necessário para inclusive disseminarmos a Saúde como direito de todos. Para isto, no entanto, todo cidadão precisa conhecer além de seus direitos; precisa conhecer as necessidades que cada homem e mulher têm para preservar sua própria vida. A tríade Educação, Saúde e Ambiente promove a prevenção, acima de tudo, pois o conhecimento gerado pela Educação permite-nos trabalhar para entendermos que um ambiente saudável, no qual interagimos cotidianamente, nos garante melhor qualidade de vida –, afirma Florence.

A conferência central será proferida por um pesquisador do Instituto de Biologia, doutor Vinicius Farjalla, sobre mudanças climáticas. Logo após haverá uma mesa redonda a fim de disseminar a produção acadêmica de extensão do CCS. O evento contará também com grupos de trabalho nas áreas de Educação e Saúde, Ações Interdisciplinares e Ações

Interinstitucionais. Além disso, as instituições externas terão seus espaços garantidos nos debates e na apresentação de pôsteres. E no encerramento haverá a apresentação do grupo de capoeira Liga RJ de Capoeira – Mestre Paulão, além do lançamento da Revista Eletrônica de Extensão: Saúde e Educação para a Cidadania.

O encontro contará com parceiros, a Fiocruz trará professores da Educação de Jovens e Adultos e da Escola Técnica; as Secretarias de Saúde virão participar com seus Departamentos de Educação na Saúde;  instituições privadas, como a FIRJAN lideram os sistemas de educação: SESI, SENAC, SENAI entre outros; abrirão o evento os grupos Folclorear e Portas Abertas da EEFD/UFRJ, ambos provenientes de programas e projetos de extensão do CCS.

– Como todo bom encontro teremos pessoas de quase todos os municípios do Rio de Janeiro, de outras instituições de ensino superior, escolas públicas e particulares, ONGs e de toda a nossa comunidade acadêmica (servidores técnico-administrativos e docentes) transitando pelo evento. É uma feliz possibilidade dos municípios e instituições verem a UFRJ viva, com pesquisa e extensão no mesmo espaço e uma rica produção à disposição da sociedade –, conclui a professora.