• Edição 100
  • 28 de setembro de 2007

Agenda

28 de setembro - VI Conferência Internacional de Talassemia

As palestras foram programadas pela ABRASTA (Associação Brasileira de Talassemia), conferência conta com diversos especialistas para a discussão de casos clínicos e atualização dos profissionais nesta área. O evento ocorre nos dias 28, 29 e 30 de setembro em Florianópolis.

Entre os especialistas está o médico da Universidade de Turim, Antônio Piga, que fará uma exposição sobre o diagnóstico e tratamento realizados na Itália, de fertilidade e osteoporose no portador de talassemia e atualizará os médicos brasileiros a respeito da terapia quelante em pacientes com sobrecarga de ferro. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail abrasta@abrasta.org.br ou telefone 0800-773-9973. Maiores informações: www.abrasta.org.br.


29 de setembro - Atenção à Saúde do Idoso

O Grupo de Estudo Interinstitucional em Enfermagem na Atenção à Saúde do Idoso (GEASI), formado por professores, graduandos e mestrandos em enfermagem da UFRJ, UNIRIO e UFF promove, no dia 29 de setembro, um seminário que, além de apresentar o grupo e divulgar os projetos e pesquisas sobre atenção à Saúde do Idoso e do Envelhecimento, discute o tema “Formação e educação permanente dos profissionais de enfermagem na área de saúde da pessoa idosa na perspectiva latino-americana”.

O evento acontece nas salas 1 e 2 do 2º andar do Pavilhão de Aulas da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN-UFRJ), na rua Afonso Cavalcante, 275 – Cidade Nova, das 9 às 12 horas. Inscrições gratuitas no local.


3 de outubro – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

De 3 a 6 de outubro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro vai realizar uma intensa programação interativa voltada principalmente para a educação ambiental. A pesquisa e o ensino realizados na UFRJ estão representados por alguns dos programas e projetos de pesquisa e extensão que buscam a preservação e a conservação do nosso planeta. A idéia é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades científicas e inovadoras. A Semana pretende também chamar atenção para importância da ciência e da tecnologia na vida de cada um e no desenvolvimento do país, assim como contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas implicações. Inscrições e informações no site http://www.pr5.ufrj.br/snct.


5 de Ooutubro – Ciclo de palestras sobre Gestação

De 5 a 7 de outubro, o Fórum de Ciência e Cultura (FCC), no campus Praia Vermelha da UFRJ, promove o ciclo de palestras “Gestar, parir e nascer naturalmente humanizados”, sob a coordenação da Escola de Enfermagem (EEAN/UFRJ).

O objetivo do encontro é trocar idéias entre gestantes, mães e acadêmicos sobre assistência humanizada tanto na gestação quanto no momento do parto, e ter cuidados com o bebê. Os seminários ocorrem das 8 às 18 horas, nos salões Dourado, Vermelho e Moniz de Aragão, avenida Pasteur, 250, sala 208 – Praia Vermelha.Mais informações e inscrições: gosfconsultoria@infolink.com.br.

 


9 de outubro - XXIX Jornada de Iniciação Científica

Entre os dias 9 e 11 de outubro, no auditório do Centro de Tecnologia, alunos da graduação e da pós apresentam seus trabalhos na XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. Organizada pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2), a JIC-2007. Como nas outras edições da jornada, busca uma integração entre os graduandos e pós-graduandos, promovendo a exposição e a discussão dos trabalhos apresentados.

Para quem quiser conferir as apresentações, as sessões serão abertas às 9 horas. As premiações serão feitas na sessão de encerramento, no dia 22 de novembro, a partir das 9 horas, também no Auditório do CT.

 

 

 


10 de outubro – Saúde, Educação e Cidadania na UFRJ

A Coordenação de Extensão da Decania do Centro de Ciências da Saúde organiza o Encontro “Saúde e educação para a cidadania”. O evento é voltado para profissionais de educação, meio ambiente e saúde, além de Secretarias Municipais e organizações não-governamentais.

O encontro acontece dia 10 de outubro, no auditório Rodolpho Paulo Rocco, o Quinhentão, no subsolo do bloco K do CCS. Mais informações e inscrições no telefone 2562-6704, no fax 2270-1749 ou pelo site www.ccsdecania.ufrj.br/extensao.

 


Até 29 de novembro – Inscrições para Mestrado em Engenharia Biomédica

O curso é voltado aos profissionais de Ciências Exatas, Engenharias, Ciências Biológicas e de Saúde que tenham interesse em se qualificar nas áreas de Instrumentação Biomédica, Processamento de Sinais e Imagens Médicas, Ultra-Som, Engenharia Pulmonar, Engenharia de Sistemas de Saúde e Engenharia Clinica.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2562-8630 ou no website http://www.peb.ufrj.br.