• Edição 099
  • 20 de setembro de 2007

Agenda

24 de setembro – I Semana de Pós-graduação em Bioquímica Médica

Ocorre no auditório Rodolpho Paulo Rocco, o Quinhentão, de segunda a sexta-feira próximas, a I Semana de Pós-graduação em Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os alunos de Pós-graduação do IbqM são os organizadores, e objetivam promover o intercâmbio cultural e científico entre alunos de diversas instituições com professores e pesquisadores da UFRJ, além de convidados; contribuindo para a maior integração e desenvolvimento da pesquisa na universidade.

A semana conta com a participação de vários especialistas que darão palestras e diversos mini-cursos. O auditório Rodolpho Paulo Rocco fica no Centro de Ciências da Saúde (CCS), Bloco K – Subsolo, ilha da Cidade Universitária.

As inscrições para os mini-cursos devem ser feitas até dia 24 de setembro. Mais informações no site: http://www.bioqmed.ufrj.br/semanapg.


16 de outubro – II Simpósio de Zoologia

A zoologia é a ciência que estuda os animais (zoo = animal; logia = estudo). Aborda todos os seus grupos e engloba todos os aspectos de sua biologia, anatomia, ecologia, biogeografia e evolução. Assim, ao analisar a importância da zoologia, a Universidade Santa Úrsula promove, nos dias 16 a 19 de outubro, o II Simpósio de Zoologia da Universidade.

O simpósio conta com a apresentação de trabalhos, que serão avaliados, palestras e mini-cursos de especialistas no assunto. A inscrição dos trabalhos deve ser feita até o dia 30 de setembro, e os resumos dos painéis deverão ser encaminhados para o e-mail: resumossimzoousu@gmail.com.

A Universidade Santa Úrsula se localiza na rua Fernando Ferrari nº 75, em Botafogo, Rio de Janeiro. E o simpósio se realiza no auditório principal, na rua Farani, 42, edifício Samara, sobreloja. Mais informações no site: http://www.iisimzoousu.cjb.net.


18 de outubro - Jornada de Zoologia

O Departamento de Zoologia da Escola de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) promove, nos dias 18 a 20 de outubro, sua II Jornada de Zoologia, com o tema principal “Um olhar sobre a biodiversidade animal”. Durante o evento serão realizadas diversas atividades sobre temas variados em Zoologia, enfatizando o atual conhecimento da biodiversidade brasileira e aspectos afins.

Estão previstas diversas atividades: palestras, mini-cursos, mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos (pôsteres), exposição de vídeos, fotografias zoológicas e saídas de campo. Os temas das palestras e mini-cursos foram estabelecidos conforme os anseios em voga na área de Zoologia; as linhas temáticas principais a serem abordadas são: Biodiversidade animal e conservação no Brasil; Taxonomia e sistemática filogenética; Ensino de zoologia (fundamental, médio e superior) e Educação ambiental; Evolução e paleontologia; Ecologia e etologia; e Bioética.

Inscrições e mais informações no site: www.unirio.br/ecb/zoologia/jornada.