• Edição 093
  • 09 de agosto de 2007

Agenda

10 de agosto - IX Semana de Biomedicina da UFRJ

Estão abertas as inscrições para os minicursos ministrados na IX Semana de Biomedicina da UFRJ, que acontece entre os dias 13 e 17 de agosto no Centro de Ciências da Saúde, no campus do Fundão.

As inscrições são limitadas e devem ser feitas até o dia 10 de agosto, pelo e-mail sembiomedufrj@gmail.com, ou ainda no Centro Acadêmico de Biomedicina, no bloco L do CCS, até o dia 13 de agosto. Mais informações no site www.ufrj.br/biomedicina/semana.

 


14 de agosto - Palestra resultados preliminares em pacientes com HIV

O serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/ UFRJ) promove palestra com a professora Silvia Beatriz May cujo tema são os “Resultados preliminares da coote em pacientes com HIV”. A palestra acontece às 11h, na sala 5C 03, 5° andar do HUCFF, na Ilha do Fundão.


14 de agosto - Desenvolvimento emocional da criança e do adolescente

A Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) oferece o II módulo do curso “O desenvolvimento emocional da criança e do adolescente: da gravidez ao pré-escolar”, voltado a profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação, com uma abordagem psicanalítica atualizada das diversas questões ligadas ao desenvolvimento emocional, da concepção até a idade escolar, utilizando-se conceitos e experiências das áreas da psicologia do envolvimento, neurobiologia e psiquiatria.

O módulo tem início no dia 14 de agosto, com término previsto para 27 de novembro. O curso acontece às terças-feiras, de 8h às 9h30, no auditório da SBPRJ, que fica à rua Davi Campista, nº 80, Humaitá – RJ. Para mais informações ou inscrições, entre em contato com a Secretaria da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, pelo telefone (21) 2537-1333, pelo e-mail sbprj@sbprj.org.br ou acesse o site www.sbprj.org.br.


14 de agosto - A família e as drogas

A Cooperativa de Psicólogos (CODEPSI) realiza um evento, seguindo o programa "Psicologia no seu bairro". O projeto "A família e as drogas" conta com palestras, abrindo espaço para discussões sobre o assunto.

O evento ocorre no dia 14 de agosto, às 14h, na Superintendência de Políticas de Prevenção à Dependência Química (SUPDQ), localizada na rua Fonseca Teles, 121 - 3° andar, São Cristóvão. A entrada é franca.

 

 

 

 


16 de agosto - Aula inaugural de Faculdade de Odontologia

A direção da Faculdade de Odontologia realiza a aula inaugural do segundo semestre, que será proferida pelo professor Ítalo Honorato Alfredo Gandelmann.

O evento ocorre no dia 16 de agosto, às 11h30, no Anfiteatro 01 da Faculdade de Odontologia, no campus do Fundão.


17 de agosto - Fórum do Instituto Brasileiro de Fluência

A ONG “Instituto Brasileiro de Fluência” (IBF), em parceria com a graduação de Fonoaudiologia da UFRJ, realiza um fórum científico, durante o qual serão discutidos os seguintes temas: Fluência, gagueira e genética.

O evento ocorre no dia 17 de agosto, na rua Assunção, 119, Botafogo, Rio de Janeiro - Auditório da matriz da Telex (Centro auditivo) e se inicia às 8h. As vagas são limitadas.

As reservas devem ser feitas através do e-mail: ibf.ufrj@gmail.com.


18 de agosto - III Gastrinca e VI Congresso de Cirurgia Oncológica

Acontece de 18 e 19 de agosto o III Gastrinca, oferecido pelo IV Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O evento aborda o câncer na região do fígado, pâncreas e vias biliares, contando com a participação do palestrante Yoshihiro Sakamoto, chefe do serviço gastrintestinal do National Cancer Center de Tóquio.

O congresso será no auditório Moacyr Santos Silva, que fica no 8º andar do Instituto Nacional de Câncer, Praça da Cruz Vermelha, 23, Rio de Janeiro. Para mais informações ou inscrições, entre em contato pelo telefone (21) 3326-3919 ou pelo e-mail gastrinca@interevent.com.br.


18 de agosto - Encontro de Fonoaudiologia

O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1ª região promove no próximo sábado, dia 18 de agosto, um encontro no auditório do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR). O evento se direciona à toda a classe fonoaudiológica e aos acadêmicos de Fonoaudiologia do último período da graduação. 

O evento se inicia às 8h30min e dura o dia inteiro. Dentre os temas discutidos encontram-se as implicações técnicas e legais da adaptação de aparelhos auditivos e os convênios e planos de saúde, além das normas de calibração de aparelhos audiométricos realizada pelo Inmetro.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pessoalmente, na sede do CRFa1, através do e-mail imprensa@crfa1.org.br ou do fax (21) 2533-2916. No ato da inscrição devem ser informados o nome completo, o número da identidade profissional e telefones de contato. No caso de estudantes, também são necessários o nome da faculdade e o número de matrícula. O IBMR se localiza na Praia de Botafogo, nº 158 – Botafogo, Rio de Janeiro.


18 de agosto - Fórum do Campo Lacaniano em SP

Luis Izcovich apresenta no Fórum do Campo Lacaniano “O Tempo na Clínica Analítica”. Trata-se de um seminário que analisa a questão do tempo na experiência humana, e propõe explorar as modalidades da relação do tempo nas diferentes estruturas possíveis, assim como as condições de regulação do tempo, sem se deter, necessariamente, no tempo do cronômetro.

As inscrições podem ser feitas através do telefone (11) 35677556. O evento ocorre no Golden Tullip – Park Plaza – Alameda Lorena, 360, São Paulo (SP). As vagas são limitadas.


20 de agosto - Hospital do Fundão oferece curso de serviço social

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), através de seu Programa de Treinamento Profissional oferece um curso gratuito de serviço social. O perfil de aluno é de recém formados em serviço social interessados em atuar na área hospitalar. São ao todo dez vagas e os interessados devem estar ems dia com a anuidade do Conselho Regional de Escolas de Serviço Social.

As inscrições podem ser feitas até 20 de agosto através do site http://www.hucff.ufrj.br na seção Especialidades/Serviço Social e efetuar o depósito identificado (sob o número nº 24.393), referente à R$ 50, no Banco do Brasil (agência 02.879, conta 7333-4). O comprovante deverá ser remetido à chefia do Serviço Social do hospital, que fica na rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Sala 5B33- 5º andar, CEP: 21941-913.