• Edição 093
  • 09 de agosto de 2007

Teses

Tese discute o Programa de Controle da Tuberculose Hospitalar da UFRJ


Mariana Mello

A mestranda Maria da Conceição Amaral do Carmo Pinheiro defende, no dia 21 de agosto, a tese “Estudo descritivo do tratamento da infecção latente por tuberculose do Programa de Controle de Tuberculose Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro”, pelo Programa de Pós-graduação em Clínica Médica da UFRJ. A dissertação, orientada pelos professores Antonio Ruffino-Netto (Departamento de Medicina Social da USP) e Fernanda Carvalho Queiroz Mello (Instituto de Doenças do Tórax, da UFRJ), é apresentada às 9h, na sala Umberto Perrota, no 12º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

Tendo em mente que a tuberculose é uma doença que pode ser prevenida e curada, se configura atualmente como um grave problema de saúde pública, a mestranda concentrou seus estudos sobre o tratamento da infecção latente por tuberculose, intervenção individual ou coletiva — a título de prevenção — que se revela uma eficaz estratégia de controle da doença. A tese de Maria da Conceição abrange o Programa de Controle da Tuberculose Hospitalar da UFRJ, pioneiro ao estipular como uma de suas metas principais o tratamento da infecção latente por tuberculose, e faz uma retrospectiva descritiva de suas características, reações adversas e desfecho nos diferentes pacientes, na tentativa de estimar sua efetividade.

O tratamento empreendido pelo Programa de Controle da Tuberculose Hospitalar mostrou elevada eficácia e bom índice de adesão dos pacientes, fatores que evidenciam a perfeita possibilidade de ser implementado, em condições de rotina, em unidades de atendimento do SUS. Maria da Conceição detectou ainda que o tratamento com a substância isoniazida mostrou-se bem tolerado pelos pacientes, mesmo na presença de co-morbidades.