• Edição 092
  • 02 de agosto de 2007

Saúde em Foco

Mutação em genes causa câncer de próstata

Sozinhos, genes atuam controlando o crescimento de células.
Juntos, eles podem ser o gatilho que inicia a formação de um tumor.

EFE

Os cientistas identificaram uma família de genes que mudam de lugar, se fundem a outros e funcionam como uma chave de acesso que causa o câncer de próstata, informou nesta quarta-feira (01) a Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Por si próprios, os genes regulam o crescimento de células, mas quando se fundem iniciam uma multiplicação descontrolada das mesmas, o que leva ao câncer, explicou o estudo, publicado na revista britânica "Nature".

A equipe de pesquisadores do Centro de Câncer da Universidade de Michigan, liderada por Arul Chinnaiyan, descobriu que algumas porções de dois cromossomos podem trocar de lugar, e isso faz com que os dois genes se fundam. Chinnaiyan dirige o Centro de Patologia Aplicável da universidade, cujo propósito é transferir a pesquisa à prática.

Os cientistas comprovaram estas fusões de genes em ratos e em cultivos de células e demonstraram que causam o desenvolvimento do câncer de próstata. Mas, segundo eles, não é apenas um conjunto de genes que se fundem.

O estudo descobriu que quaisquer de vários em uma família de genes podem se misturar e se fundir. "Cada uma destas fusões de genes representa diferentes subtipos moleculares", acrescentou Chinnaiyan.

"Isto nos diz que não há apenas um tipo de câncer de próstata e que é uma doença complexa que precisa de um tratamento diferente em cada paciente", afirmou. O câncer de próstata é, depois do de pele, o mais comum entre os homens nos Estados Unidos. A Sociedade Americana do Câncer calcula que este ano serão diagnosticados cerca de 218.890 novos casos de câncer de próstata no país.

Quase um em cada seis homens terá um diagnóstico de câncer de próstata, mas apenas um em cada 35 morrerá devido à doença, segundo as mesmas estatísticas. Mais de 2 milhões de americanos nos quais foram diagnosticados câncer de próstata sobreviveram à doença.

O câncer de próstata é, depois do de pulmão, a segunda causa de morte por cânceres entre os homens nos Estados Unidos. A doença responde por 9% das mortes por câncer entre os homens.

A Sociedade Americana do Câncer calcula que este ano 27.050 homens morrerão nos EUA devido ao câncer de próstata.

Link original: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL81482-5603-24,00.html