• Edição 092
  • 02 de agosto de 2007

Agenda

2 a 27 de agosto - Curso de Arritmia Cardíaca para o Clínico

O Hospital Pró-Cardíaco realiza o I Curso de Arritmia Cardíaca para o Clínico, voltado para médicos e acadêmicos de Medicina a partir do 11º período. O curso acontece de 02 a 27 de agosto, às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30, no Auditório do Hospital Pró-Cardíaco, na Rua General Polidoro, 192, Botafogo. As vagas são limitadas. Para mais informações, ligue (21) 2131-1444 ou (21) 2131-1470, ou acesse o site www.procardiaco.com.br


2, 3 e 4 de agosto - VI Congresso Médico e VI Fórum de Psicologia e Fonoaudiologia

Dias 2, 3 e 4 de agosto acontecem, simultaneamente, o VI Fórum de Psicologia e Fonoaudiologia da Ilha do Governador e o VI Congresso Médico. O evento é organizado pela Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e se realiza na Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes, localizada na rua Aviador Carlos Biavati, s/nº, Ilha do Governador (entrada pela Praça do Avião, Estrada do Galeão). Informações e inscrições: (21) 2554-7000 / (21) 3363-2200.

6 de agosto - Curso de Atualização em Enfermagem

De 6 a 27 de agosto, a Fiocruz realiza o XIII Curso de Atualização em Enfermagem Neonatal. Serão abordados temas como cuidados na alimentação enteral, boas práticas na profilaxia dos distúrbios do metabolismo, organização e prevenção de intercorrências no RNTP, responsabilidades na prática da enfermagem neonatal, entre outros. As inscrições estarão abertas até o preenchimento total das vagas e devem ser feitas no Centro de Estudos Olinto de Oliveira, Flamengo, Anfiteatro A — Instituto Fernandes Figueira, com custo de R$ 80,00.

 


9 de agosto - Inscrições para o I Curso de Especialização em Essências Florais

Estão abertas, até o dia 9 de agosto, as inscrições para o I Curso de Especialização em Essências Florais, sob coordenação da professora Rosane Mara Pontes de Oliveira. O curso, que objetiva oferecer os conhecimentos fundamentais do tema, tem como pré-requisito ter graduação superior completa.

As fichas de inscrição devem ser baixadas do site http://www.hesfa.ufrj.br/indexcursos.html e as cópias dos documentos para seleção (diploma da graduação; carteira do Cons. Regional; Carteira de Identidade; duas fotos 3x4 recentes e o requerimento preenchido) devem ser entregues ou remetidas à Divisão de Desenvolvimento Acadêmico Científico do Hospital Escola São Francisco de Assis DAC/HESFA, para que os candidatos passem por um processo de triagem curricular.

O curso, com início no dia 8 de setembro, tem duração de 12 meses, com aulas ministradas no 2º e 4º sábado de cada mês, em período integral – 8h às 17h. A Divisão de Desenvolvimento Acadêmico Científico do Hospital Escola São Francisco de Assis fica na av. Presidente Vargas, nº 2.863, Cidade Nova, CEP: 20210-030. A divulgação do resultado de seleção acontece dia 15 de agosto.


9 e 10 de agosto - III Congresso Internacional da ABDA

Nos dias 9 e 10 de agosto acontece no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, que fica na rua Visconde e Silva, em Botafogo, o III Congresso Internacional da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). O evento conta com a participação de convidados nacionais e com a presença do conferencista Russel Barkley, professor pesquisador do departamento de psiquiatria da SUNY Upstate Medical University, de Nova Iorque.

Entre os temas abordados, estão dificuldades acadêmicas, uso de drogas e transtorno do Déficit de Atenção (TDAH) e diretrizes clínicas para tratamento.

Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo telefone 2295-0921 ou acesse www.tdah.org.br


10 de agosto - Abertura da mostra Memória da Loucura

A mostra Memória da Loucura apresenta personagens, documentos, fotos e cenários da história da Psiquiatria no Brasil, desde a criação do Hospício de Pedro II até os dias de hoje. A abertura ocorre no dia 10 de agosto, às 19h, no Centro Cultural da Saúde.

A mostra fica em exposição de 10 de agosto até 15 de dezembro de 2007, de terça a sábado, das 10h às 17h.