• Edição 092
  • 02 de agosto de 2007

Cidade Universitária

Homenagem aos ilustres da UFRJ


Flávia Fontinhas Pacheco

Como parte da comunidade acadêmica já sabe, a Ilha da Cidade Universitária teve o nome de suas ruas e avenidas alterado, em prol de uma melhor sinalização do campus.Segundo o prefeito da UFRJ, professor Hélio de Mattos, a proposta de mudança, encaminhada pela reitoria ao CONSUNI, e feita através de sugestões das decanias e unidades da universidade, visou homenagear professores, alunos e técnicos-administrativos que contribuíram em vida para a UFRJ se tornar uma das maiores Instituições Federais de Ensino Superior no país.

O interessante é destacar que as ruas, praças e avenidas sempre se localizam próximas às unidades ou prédios nos quais essas pessoas trabalharam, como por exemplo: Praça Giulio Massari (próxima a Coppe), Milton Santos (próxima ao IGeo), Carlos Chagas Filho (próxima ao CCS) e assim por diante. Destaca-se também que Horácio Macedo e Pedro Calmon deram nome a duas grandes avenidas do campus, “por terem sido reitores que marcaram bastante a história da UFRJ durante sua gestão”, enfatiza Hélio.

Assim, surgiu a idéia de se fazer mini-maquetes das placas de sinalização para cada rua, praça ou avenida, contendo o nome do homenageado. A réplica será entregue aos familiares dos homenageados em uma cerimônia realizada no Consuni, ainda sem data prevista.

— As maquetes já estão sendo projetadas e, assim que houver a aprovação do reitor, elas serão fabricadas na oficina da Prefeitura Universitária — afirma o prefeito que aproveita para parabenizar a iniciativa da prefeitura, “juntamente com a reitoria, de prestar essa homenagem tão singela às pessoas que tanto contribuíram no crescimento da UFRJ. E torço para que mais atitudes assim sejam tomadas, a fim de que cada estudante, professor ou funcionário, que tenha se dedicado em prol de nossa querida universidade, tenha seu mérito reconhecido”, finaliza Hélio.