• Edição 091
  • 26 de julho de 2007

Saúde em Foco

Ias 2007: pesquisador brasileiro defende circuncisão masculina em grupo de discussão

Por Rodrigo Vasconcellos, de Sydney, da Agência de Notícias da AIDS

Um grupo de discussão se reuniu na 4.a Conferência Internacional de Patogênese, Prevenção e Tratamento da Aids, em Sydney, Austrália, para debater métodos alternativos, tendo como foco principal a circuncisão masculina. O pesquisador, Dr. Mauro Schechter, professor titular de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da UFRJ, defendeu o método como alternativa até mesmo no Brasil. O especialista ainda criticou o modelo brasileiro de pesquisa, chamando-os de "corpos e braços", em referência ao fato de pacientes doarem sangue para pesquisas e não terem a chance de conhecer estudos de forma mais profunda.

O grupo foi formado por especialistas da área da África do Sul, Austrália, Estados Unidos, Tailândia e Brasil.

O Dr. Mauro Schechter, durante sua fala, defendeu o Brasil diante de uma crítica de um pesquisador na platéia de que o país demora demais em processos burocráticos para aprovar novas drogas e também estudos. "Mesmo com todas as dificuldades, não significa que deixamos de trabalhar", rebateu.

Depois comentou que o método brasileiro de pesquisas não permite a aproximação de ativistas ou pacientes de especialistas da área. "Temos a idéia de corpos e braços, é só sangue", disse, referindo-se ao fato das pessoas não conhecerem profundamente os estudos do qual participam como cobaias.

Depois, a discussão foi em torno da circuncisão masculina. Em entrevista à Agência de Notícias da Aids, Mauro Schechter defendeu até mesmo que o Brasil faça pesquisas nesta área. "Não temos pesquisa [na área], até hoje não conheço nenhuma intervenção [cirúrgica] que possa prevenir em 60%", alegou.

Durante a Conferência, uma estimativa dos Estados Unidos afirma que em um prazo de dez anos a circuncisão poderia evitar 20 milhões de novas infecções e 3 milhões de mortes na África subsaariana, se uma proporção substancial de homens fosse circuncidada.

Link original: http://www.agenciaaids.com.br/noticias-resultado.asp?Codigo=8006