• Edição 091
  • 26 de julho de 2007

Teses

Tese investiga o papel da hiperglicemia na susceptibilidade à morte celular


Julianna Sá

O mestrando Luiz Gustavo Furlaneto defende na próxima terça-feira, 31 de julho, às 9h, a dissertação “Papel da hiperglicemia na susceptibilidade à morte celular: efeito de antioxidantes”. Sob orientação do Dr. Bruno Lourenço, o projeto é uma das linhas de pesquisa desenvolvidas no Laboratório de Inflamação, do Instituto de Biofísica da UFRJ. A defesa acontece no Centro de Ciências da Saúde (CCS), bloco J, sala J1-004.

Identificando a crescente urbanização, além do aumento da expectativa de vida e o próprio estilo da população brasileira como importante fator para o aumento das doenças crônico-degenerativas como o diabetes do tipo 2 e o câncer, Luiz Gustavo Furlaneto focou-se no estudo da hiperglicemia decorrente do diabetes que, através de diferentes mecanismos, pode alterar os processos metabólicos e moleculares provocando vários danos celulares. Esses mecanismos levam à modificação da proliferação e diferenciação celular, inibição de apoptose, desequilíbrio oxidativo e modificações na expressão de vários tipos de genes podendo contribuir para o aparecimento e desenvolvimento tumoral.

O objetivo do trabalho do mestrando Luiz Gustavo Furlaneto foi, portanto, investigar a influência dos ROS (espécies reativas de oxigênio) provenientes da hiperglicemia no crescimento e susceptibilidade à morte celular, e o efeito da hiperglicemia sobre a metástase dessas células em camundongos C57Bl6.