• Edição 090
  • 19 de julho de 2007

Microscópio

Bom para a mãe, bom para o bebê

Stéphanie Garcia Pires - Agência UFRJ de Notícias - Praia Vermelha

Longe de ser apenas um vínculo emocional entre mãe e filho, a amamentação é o primeiro passo para garantir a vida saudável de um bebê logo após seu nascimento. Os benefícios são inúmeros para a própria mulher: reduz a ansiedade, diminui a probabilidade de hemorragia pós-parto e ainda dificulta o desenvolvimento de câncer de mama e de ovário. Para a criança, o leite materno atua como uma verdadeira fonte de nutrientes e de substâncias imunológicas essenciais para seu melhor desenvolvimento. Porém, a população em geral parece desconhecer a real dimensão da importância da amamentação. E foi para mudar essa realidade que grupos formados em todo o mundo se reuniram para prestigiar a Semana Mundial do Aleitamento Materno e organizaram diversas atividades.

Comemorada pela primeira vez em 1992, esta semana foi idealizada pela WABA, a aliança mundial em prol da amamentação, no intuito de mobilizar as pessoas e fazê-las reconhecer que o leite materno é essencial para a saúde das futuras gerações. Para tanto, os primeiros sete dias do mês de Agosto foram dedicados à informação e ao esclarecimento das questões que envolvem o ato de amamentar. E todo ano é eleito um tema central para orientar o foco das abordagens de todos os grupos espalhados em aproximadamente 120 países, entre eles, o Brasil.

Para 2007, a WABA determinou o lema “Salve UM milhão de bebês – comece com UMA ação, UMA hora de apoio e UMA mensagem: Inicie a amamentação dentro da PRIMEIRA hora do nascimento!”, adaptado no Brasil para “Amamentação na primeira hora, proteção sem demora”. O objetivo é informar que apenas com a observação do comportamento do bebê no aleitamento materno logo após seu nascimento, é possível diagnosticar e rapidamente corrigir as possíveis inadequações na amamentação que poderiam vir a prejudicar o desenvolvimento da criança.

Aqui no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, as comemorações para a Semana Mundial do Aleitamento Materno incluem uma exposição de fotos de William dos Santos, fotógrafo da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Batizada de “AmaMentAção”, esta exposição guarda um caráter documental de fotos artísticas que retratam o tema. Em 2007, na sua nona edição, a exposição exibirá os momentos de primeiro contato entre as mães e seus filhos. E a reinauguração – com entrada franca – será dia 6 de agosto, às 18h30, no Átrio Palácio Universitário, alocado no campus da Praia Vermelha da UFRJ.

William revela que a “AmaMentAção” é fruto do amadurecimento de uma idéia que surgiu há 12 anos atrás, em 1994. Um impulso veio com a iniciativa da Maternidade Escola, que sentiu a necessidade de documentar as ações dos seus profissionais da Saúde – obstetras, pediatras, nutricionistas, enfermeiras, entre outros.

– Inicialmente focada nesta necessidade, a exposição foi gradativamente se expandindo para o empenho de divulgar o aleitamento materno e sensibilizar para esta questão um público o mais amplo possível, que ultrapassasse os limites da Maternidade Escola e da UFRJ. Minha intenção com essas fotos é aumentar o contato da população com a realidade da amamentação através da arte – explica o fotógrafo.

Segundo William, a “AmaMentaAção” é coerente com o tripé que rege a faculdade – ensino, pesquisa e extensão – e trata-se de uma exposição de fotos que se pretende como uma ponte entre a arte e a ciência médica. O fotógrafo já teve seu trabalho divulgado em diversos eventos, entre eles, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2005, e o X Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM) de 2006.

O ENAM é uma das diversas instituições governamentais e não-governamentais que, junto com a ONU, a Unicef, e o Ministério da Saúde, apóiam a causa da Semana Mundial do Aleitamento Materno no Brasil. O objetivo é nobre. Informar e orientar as futuras mães e toda a população que a amamentação é um ato simples e acessível que faz toda a diferença na saúde do bebê e da mãe em seu período pós-parto. Além disso, apoiar na resolução de problemas no aleitamento materno, criar condições favoráveis para a amamentação a nível mundial e, consequentemente, influenciar na diminuição das taxas de mortalidade infantil, garantindo a formação de futuras gerações saudáveis desde seus primeiros meses de vida.