• Edição 090
  • 19 de julho de 2007

Agendas

Seminário sobre áreas protegidas e inclusão social

Estão abertas as inscrições para o III Seminário Brasileiras sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (III SAPIS). O evento tem como tema a “Gestão participativa de áreas protegidas” e é organizado pelo Programa Eicos da UFRJ, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Florestais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

O SAPIS ocorre em Teresópolis, de 11 a 14 de novembro e o envio de trabalhos pode ser feito até o dia 31 de agosto. Mais informações no site do evento (http://www.ivt-rj.net/sapis) ou pelo e-mail: sapis3@yahoo.com.br.


Curso de Auditor Interno do Hospital Universitário

Estão abertas as inscrições para o Curso de Auditor Interno – Norma PALC 2007, oferecido pelo Serviço de Patologia Clínica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. As aulas ocorrem no Auditório Alice Rosa, no 12° andar do HUCFF, nos dias 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de agosto, de 8h às 13h.

Para os funcionários do Hospital, a Coordenação do Curso disponibiliza 30 vagas, com gratuidade, sendo 25 para os do Serviço de Patologia Clínica e as outras 5 para os demais funcionários interessados.

Mais informações no telefone: (21) 2562-6010, no fax: (21) 2562-2655 ou por e-mail: cae@hucff.ufrj.br.


Especialização em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental

O II Curso de Especialização em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, oferecido pelo Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA-UFRJ), está com as inscrições abertas. Seu objetivo é capacitar profissionais de enfermagem para atendimento em saúde mental nos moldes das novas diretrizes de assistência. As aulas, que se iniciam no dia 8 de setembro, serão ministradas às 2ª, 4ª e sábados. O curso tem duração de 17 meses e carga horária total de 420 horas.

A graduação em enfermagem é pré-requisito para inscrição, que se encerra 9 de agosto. Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Desenvolvimento Acadêmico Científico do HESFA, que se situa na Av. Presidente Vargas, nº 2.863 – Cidade Nova. Os telefones de contato são 3184.4407 e 3184.4405 (falar com Ana Carla). Ainda há um e-mail para enviar dúvidas: dac@hesfa.ufrj.br.


Curso de controle de infecção hospitalar

Desde 10 de julho, estão abertas as inscrições para o curso “Meta zero em infecção da corrente sanguínea”, que acontece em 23 de agosto, no auditório Harley Pacheco, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ. O curso começa às 8 horas e aborda os temas “Controle de infecções: da bancada à beira do leito” e “Qualidade na assistência e tecnovigilância e a busca da garantia da qualidade dos produtos de saúde”.

As inscrições devem ser feitas das 7 às 15h, na secretaria da Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que fica na sala 7, no 8° andar do HUCFF, ou através do telefone 2562-2693 (Solange ou Danúbia).

 

 

 


Prêmio incentivo em Ciência e Tecnologia

Estão abertas as inscrições para o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2007. Lançado pelo Ministério da Saúde em 2002, o prêmio visa estimular a produção científica e reconhecer o papel da comunidade científica no desenvolvimento social e econômico do país. Mais informações no site: www.saude.gov.br/premio


20 de julho - Curso de assistência domiciliar à criança e adolescente

Até o dia 20 de julho estão abertas as inscrições para o II Curso de Aperfeiçoamento em Assistência Domiciliar Interdisciplinar às Crianças e Adolescentes com Dependência de Tecnologia, que acontece de agosto a novembro no Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). O curso terá duração de 120 horas teóricas e 60 horas práticas. As aulas teóricas ocorrerão duas vezes por semana (segundas e quintas-feiras), das 18 às 22 horas, e as visitas domiciliares diurnas serão realizadas de acordo com disponibilidade de cada aluno.

Para mais informações, ligue para 2554-1714, ou mande um e-mail para o endereço cestudos@iff.fiocruz.br. Confira a programação completa no site www.fiocruz.br


23 de julho – Palestra de Neurobiologia

O Ciclo de Palestras do Programa Avançado de Neurociências 2007, promovido pelo Instituto de Ciências Biológicas, realiza dia 23 de julho, às 12 horas, a palestra “A surpreendente integração sensorial no córtex visual do furão”.

O palestrante convidado é Ruben Ernesto de Bittencourt Navarrete, professor do Laboratório de Neurobiologia II, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. O ciclo de palestras ocorre às segundas-feiras, no auditório do Departamento de Anatomia, bloco F do Centro de Ciências da Saúde, no campus do Fundão.