• Edição 089
  • 12 de julho de 2007

Cidade Universitária

Segurança para laboratórios de dopagem da UFRJ


Mariana Mello

Às vésperas do início dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, foi elaborado um esquema de segurança especial no campus do Fundão, dentro do qual serão realizados os exames antidoping dos atletas participantes da competição. Desde o dia 7 de julho, a Prefeitura Universitária mobiliza a Divisão de Segurança (DISEG) para apoiar os vários laboratórios envolvidos na análise de dopagem, trabalho que se encerra somente em 4 de agosto.

O Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (LADETEC) e os outros centros associados, como o Laboratório de Controle de Dopagem (LAB DOP), de Geoquímica Orgânica Molecular e Ambiental (LAGOA), de Preparação de Colunas Capilares e Cromatografia (LPCC) e de Calibração (LAB CAL) receberão todas as amostras de urina dos atletas que competirão no Pan 2007. Francisco Radler de Aquino Neto, coordenador dos laboratórios, estruturou um mapa de restrição de acesso ao Instituto de Química, que terá suporte de equipes de quatro vigilantes por turno no interior do prédio.

O prefeito do campus, Hélio de Mattos Alves, forneceu mapas da Cidade Universitária, com localização de ruas e avenidas, à coordenação do Instituto de Química e ao Comitê Olímpico do Rio (CO-Rio) e os alertou sobre as rotinas de fechamento parcial das entradas nos sábados, domingos e feriados – além do período de 23h às 5h durante a semana. A intenção é facilitar a entrega das amostras, que irão chegar durante as 24 horas de funcionamento dos laboratórios.

– Nosso papel é dar todo o apoio e logística para que haja um bom funcionamento dos laboratórios e para que tudo corra bem na Ilha do Fundão. A rotina da prefeitura sofreu adaptações para o Pan. Afinal, é preciso elaborar um plano de vigilância especial, já que na Cidade Universitária circulam aproximadamente 65 mil pessoas por dia. Mobilizamos quase 40 pessoas só para isso – explicou o prefeito, na coletiva de imprensa com Radler, que aconteceu na quarta-feira, dia 11, no Instituto de Química.

A DISEG participa do esquema monitorando o campus com 16 câmeras de alta resolução, localizadas em pontos estratégicos. O plantão de sua central de operações está se comunicando 24 horas por dia com a coordenação do Instituto de Química responsável pelo Pan, através de equipamentos de radiocomunicação, celulares e ramais do próprio IQ, remanejados pela Divisão de Telecomunicações (DITEL). Toda mobilização esta centralizada no telefone 2598-1900.

Além de proteger as amostras coletadas nos atletas, de fundamental importância para os Jogos Pan-americanos, o plano também objetiva zelar pela segurança dos quarenta profissionais que irão trabalhar nos laboratórios antidoping. Juntamente à DISEG, a Divisão de Redes (DIRED) está de plantão para solucionar qualquer emergência relacionada à queda de energia no bloco A do CT, onde se localiza o IQ – o esquema de funcionamento já foi passado à concessionária Light, para que nenhuma manobra nos cabos de energia seja feito durante o período.

Também estão de sobreaviso o quartel dos Bombeiros da Ilha da Cidade Universitária e o 17º Batalhão da Polícia Militar, situado na Ilha do Governador, caso ocorra qualquer emergência em relação aos elevadores ou outro sinistro.