• Edição 088
  • 5 de julho de 2007

Teses

Tese sobre leveduras na Biotecnologia Vegetal


Mariana Mello

A doutoranda em Biotecnologia Vegetal Patrícia Maria Barroso de Carvalho defende, no dia 06 de julho, às 13 horas, a tese “Utilização de meios de enriquecimento para a prospecção de diversidade de leveduras e detecção de espécies produtoras de proteases”. Orientada pelo Professor Allen Norton Hagler, a doutoranda apresenta sua defesa no Auditório Hélio Fraga, no bloco K do Centro de Ciências da Saúde, no campus do Fundão.

Baseada no fato de que algumas populações raras e menores constituem grande parte da diversidade das comunidades e que podem ser de extrema importância na busca por novas aplicações biotecnológicas, Patrícia elaborou e testou meios de enriquecimento que consigam acessar essas populações, uma vez que elas normalmente escapam ao cultivo de amostras ambientais, seja pelo espalhamento em placas ou mesmo em métodos moleculares. Para isso, a doutoranda testou o enriquecimento de leveduras de jaca e pitanga em decomposição.

Foram também enriquecidas espécies de sedimento de mangue, de solo de galinheiro e de Mata Atlântica. Nas duas últimas, foram buscadas leveduras produtoras de enzimas queratinolíticas. Patrícia concluiu algumas condições ideais para os meios de cultivo de isolamento de leveduras, como concentração de glicose, pH e temperatura, e observou ainda que o máximo rendimento em diversidade e o sucesso na bioprospecção derivam da combinação de abordagens.