• Edição 088
  • 5 de julho de 2007

Cidade Universitária

Equipe da Prefeitura Universitária visita obras de ampliação do CENPES


Philippe Noguchi - Agência UFRJ de Notícias - Centro de Tecnologia

O professor Hélio de Mattos, prefeito da cidade universitária, visitou na última quarta-feira, dia 4 de julho, as obras de ampliação do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes). O projeto foi apresentado em detalhes a sua comitiva e foram discutidos os impactos de sua implantação na Ilha do Fundão. O Centro será responsável por um aumento de quase 50% no número de pessoas que circulam diariamente pelo campus e, portanto, demandará uma melhoria considerável nos serviços de transporte e segurança.

A apresentação foi iniciada por José Amigo, gerente de Implementação de Empreendimentos do Cenpes (IECP). Para ele, o projeto representa o sucesso da parceria entre a Petrobras e a Universidade. O acordo firmado prevê, por parte da empresa, investimentos mensais na faixa de R$ 8 milhões em projetos acadêmicos, em troca da utilização do espaço da Universidade. O objetivo, segundo ele, é trazer dessa parceria benefícios não somente à Petrobras, como a todo o complexo da cidade universitária, com a chegada de tecnologia de ponta.
           
Sustentabilidade, pesquisa e tecnologia

A apresentação teve continuidade com Christina Miana, arquiteta responsável pela consultoria de eco-eficiência da Petrobras, que ressaltou a responsabilidade ambiental do projeto de ampliação. Cada detalhe, explicou ela, foi pensado para causar o mínimo de impacto ecológico possível.

Os prédios serão posicionados de maneira a aproveitar ao máximo a ventilação e iluminação natural, evitando gastos de energia desnecessários. O projeto paisagístico também foi elaborado com cautela e incorporará toda a vegetação presente na área, a fim de preservar a mata original da região.

Também será construído um avançado sistema de cisternas, com o intuito de reaproveitar a água da chuva para os lavatórios, sanitários, além do resfriamento das máquinas. O destaque, porém, fica para a construção do “Posto Eco-Tecnológico”, que servirá de vitrine a todos os produtos resultantes de pesquisas da Petrobrás no âmbito de combustíveis alternativos.

– Há décadas que a Petrobras deixou de ser uma empresa de petróleo. Somos uma empresa de energia, e enquanto tal devemos prezar pelo desenvolvimento sustentável - , disse Christina. A empresa espera com essas medidas conseguir para o projeto um certificado internacional de eco-eficiência, o chamado “certificado verde”.

O Cenpes II tem como proposta central a ampliação dos laboratórios que desenvolvem pesquisas e produzem novas tecnologias, mas as inovações do novo centro não param por aí. O projeto conta com a construção de novas unidades, como o Centro Integrado de Processamento de Dados (CIPD), que funcionará como a central de controle do complexo; o Centro de Realidade Virtual e o Centro de Convenções, que incluirá além do auditório, salas de reuniões, restaurantes e uma área para eventos.

Otimismo para o novo centro de pesquisa

Os impactos trazidos com a construção do Cenpes II serão grandes no dia-a-dia do campus. Estima-se um aumento de quase 50% na circulação de pessoas, com a contratação de três mil novos empregados. Com isso, toda a estrutura de transporte da ilha terá de ser modificada, e as principais saídas da cidade universitária deverão ser analisadas para que não haja problemas relacionados a trânsito.

O prefeito é otimista e afirma que todos os possíveis problemas têm solução e serão contornados com facilidade. Certamente, os investimentos em segurança e transporte serão recompensados por todo o desenvolvimento que virá com o Centro.

As obras estão dentro do cronograma e devem terminar em dezembro de 2008. “Este será um marco não somente na história da Petrobras, mas também na da Universidade”, conclui José Amigo.