• Edição 086
  • 21 de junho de 2007

Saúde em Foco

O Instituto de Psiquiatria da UFRJ abre triagem para atendimento gratuito de pacientes com Transtorno de Humor Bipolar

O Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ está com inscrições abertas para tratamento gratuito de pessoas que sofrem de Transtorno de Humor Bipolar.

Sob a coordenação do Chefe do Departamento de Psicoterapia da APERJ, o psiquiatra Elie Cheniaux, os interessados deverão procurar o setor conhecido como CIPE antigo do ambulatório do IPUB, na Av. Venceslau Brás, 71 fundos (Botafogo), todas as terças-feiras e quartas-feiras a partir das 13h.

O Transtorno de Humor Bipolar/THB é um transtorno emocional que cursa com flutuações imprevisíveis do humor. Suas causas são desconhecidas, embora haja um componente hereditário importante. Os indivíduos portadores do Transtorno de Humor Bipolar/THB apresentam tanto um estado emocional elevado (conhecido como Mania) como um estado baixo (conhecido como Depressão), os quais se alternam do decorrer da vida, podendo ser intermediados por períodos de total normalidade.

A Mania se caracterizada pelas seguintes alterações: alegria ou irritabilidade excessiva; sensação de aumento da energia corporal; aumento da libido; desinibição do comportamento; gastos financeiros excessivos; aumento da auto-estima; agitação e agressividade; fala excessiva e acelerada; diminuição da necessidade de sono; entre outras.

Na Depressão, encontram-se os seguintes sintomas: tristeza e choro fácil; fraqueza, desânimo ou falta de energia; perda da libido; pessimismo; baixa auto-estima; idéias de culpa; perda do apetite e emagrecimento (ou aumento do apetite e do peso); insônia; desesperança; pensamentos suicidas; entre outros.

O THB afeta mais de 1% da população (mais de 1 em cada 100 indivíduos). As mulheres e os homens têm probabilidade equivalente de desenvolver a doença. Esta aparece em geral na adolescência ou no início da vida adulta, mas pode começar em qualquer idade. O THB altera enormemente o comportamento do indivíduo, afetando sua capacidade para o trabalho ou estudo, assim como o relacionamento com as outras pessoas. Trata-se de uma doença grave e crônica, que, em mais de 10% dos casos, nas crises depressivas, leva ao suicídio. O THB não tem cura, mas pode ser controlado satisfatoriamente através de tratamento adequado, psicoterápico ou medicamentoso.

IPUB – Ambulatório de atendimento do THB (no CIPE antigo), Coordenação dr. Elie Cheniaux & Marcio Versian, Avenida Venceslau Brás, 71, fundos – Botafogo – Rio de Janeiro RJ).Inscrições: todas as terças-feiras e quartas-feiras, a partir das 13h.

Revista Fator
Link Original: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=12635
20/06/2007 - 05:55