• Edição 081
  • 17 de maio de 2007

Microscópio

Clínicas da Linguagem

Stéphanie Garcia Pires

Clínicas da Linguagem é o tema central do III Forum de Linguagem que acontece dia 25 de maio, no Salão Pedro Calmon do campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento tem a coordenação e realização de Mônica Rocha, chefe de Serviço de Fonoaudiologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF – UFRJ), idealizadora do Projeto do Forum de Linguagem.

- O projeto é uma iniciativa do curso de Fonoaudiologia e consiste na tentativa de criar um ambiente de conversa a respeito da linguagem sob pontos de vista dos diferentes setores da área de saúde – explica Mônica. A especialista destaca ainda que desde o primeiro evento, em 2005, o Forum conseguiu agregar estudantes e professores das diversas unidades da UFRJ, além de profissionais e pesquisadores de outras instituições.

Segundo a coordenadora do projeto, as discussões estabelecidas no I Forum foram bastante férteis e endereçaram para outras questões relevantes que puderam ser desenvolvidas em 2006 e serão abordadas nas mesas redondas deste ano. “O Forum da Linguagem guia para a reflexão acerca da formação do profissional de saúde, como ele opera na clínica, sob que modelo ele é orientado”, argumenta Mônica.

A fonoaudióloga atenta para o fato de que a linguagem está presente em qualquer clínica, pois este é um lugar de encontro. E pensar a formação dos profissionais de saúde é um caminho para a reflexão crítica de que é preciso atuar menos no protocolo e mais no cuidado do paciente. O campo de atuação precisa estar mais ligado a uma compreensão complexa do indivíduo.

- A expectativa é que o Forum seja capaz de gerar uma sensibilização, uma mobilização, sobretudo porque esse projeto acontece dentro da universidade. Por isso é tão necessário pensar os modelos que pautam a formação dos futuros médicos, qual a melhor maneira de prepará-los para responder as demandas de uma sociedade, de criar neles o compromisso ético, que é indispensável, de gerar uma inclinação para um sistema de saúde mais acessível e mais humanizado. O profissional precisa estar preparado para esse enfrentamento com a realidade - reflete a especialista.

Mônica complementa que existe a proposta para um Forum Permanente de Linguagem, coordenado por ela e por Claudia Drummond, também fonoaudióloga. Ela esclarece que “a idéia é manter essa discussão freqüente. E o primeiro passo foi a criação de um site (www.forumdelinguagem.com.br) que permite uma interação online entre os interessados na discussão das clínicas de linguagem”.

Por fim, a fonoaudióloga destaca que o evento está de portas abertas para quem quiser se inteirar nos detalhes desse tema. “O Forum de Linguagem é uma experiência que deu certo. O maior indício disso foi o retorno no segundo ano da maioria das pessoas que participaram do I Forum, e a chegada de novos interessados que foram recomendados a conferir esta iniciativa do curso de Fonoaudiologia” – argumenta a coordenadora.