• Edição 081
  • 17 de maio de 2007

Agenda

22 de Maio - III Jornada de Intercâmbio de Trabalhos de Serviço Social na área da Saúde do Estado do Rio de Janeiro


O evento é promovido pelo Serviço Social, em parceria com a Escola de Serviço Social da UFRJ. O encontro acontece no Auditório Haley Pacheco, 8° andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), na Ilha do Fundão, com início marcado para às 8h.


22 de maio - 13ª Conferência Nacional de Saúde: para onde vamos?


13ª Conferência Nacional de Saúde: para onde vamos? é o tema da mesa redonda promovida pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ, no próximo dia 22 de maio, às 9 horas, no Auditório do IESC. Debaterão o assunto Eduardo Stotz, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ), Maria Inês de Souza Bravo, da Faculdade de Serviço Social da UERJ, e Sara Granemann, da Escola de Serviço Social da UFRJ. O Auditório do IESC fica na Praça Jorge Machado Moreira, 100 (ao lado da Prefeitura Universitária) - Cidade Universitária da UFRJ - Ilha do Fundão.
Informações pelo telefone (21) 2598-9328 ou pelo e-mail: iesc@iesc.ufrj.br

Mais informações nos telefones: (21) 2717-0148/2717-0521/2629.9021


25 de Maio - III Fórum de Linguagem


O III Fórum de Linguagem sobre Clínicas de Linguagem ocorrerá no dia 25 de maio, de 8h às 17h, no Salão Pedro Calmon, situado no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Palácio Universitário da Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250, 2º andar, Urca – RJ.

Serão discutidos os seguintes temas: “Cuidado em Saúde: Medicalização e/ou desinstitucionalização (Paradoxos do ato de cuidar)”, apresentado por Dr. Emerson Merhy (Médico Sanitarista UNICAMP e UFRJ); “A Clínica e a Formação Profissional”, por Laura Feuerwerkwe (Médica Saúde Pública), Paula Cerqueira (Psicóloga IPUB/UFRJ) e Victoria Brant (Pedagoga NUTES/UFRJ); e “Clínicas da Linguagem”, por Marcus André Vieira (Psiquiatra PUC/RIO), Maria Eduarda Costa Pereira (Psiquiatra UNICAMP), Mônica Rocha (Fonoaudióloga organizado pelos professores Mônica Rocha, Cláudia Drummond, Vânia Pavão e Maria Paula Cerqueira FM/UFRJ) e Eduardo Passos (Psicólogo UFF).

O evento é do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina/UFRJ.


31 de Maio - III Jornada Interdisciplinar de Tabagismo

Com o tema Tabagismo Passivo – um mal evitável, ocorre dia 31 de maio a III Jornada Interdisciplinar de Tabagismo Professor José Rosemberg. O evento tem como principal objetivo promover um intercâmbio entre profissionais que atuam no combate ao tabagismo.

Local: Auditório Halley Pacheco, 8º Andar – Prédio do HUCFF / UFRJ – Rua Prof. Rodolpho Rocco, 255 – Ilha do Fundão. Inscrições gratuitas pelos e-mails:
nett@hucff.ufrj.br ou alberto.nett@gmail.com

Para mais informações: 94696979 (Mariana) / 98277901 (Alexandra)