• Edição 081
  • 17 de maio de 2007

Notícias da Semana

I Seminário Imagem: Documento e Informação

Priscila Biancovilli e Tainá Saramago

O Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) realizou dia 15 de maio, o I Seminário Imagem: Documento e Informação, no auditório da Biblioteca Central do Centro de Ciências da Saúde (CCS). A programação do evento se estendeu até o dia 17, sempre com mesas de debates sobre temas relativos à imagem, banco de dados e acervos audiovisuais. A proposta do seminário é refletir sobre a imagem como fenômeno cultural, priorizando sua presença nos campos da memória, educação e saúde.

Participaram da abertura do evento a professora Miriam Struchiner, diretora do NUTES, Isabel Cristina Alencar de Azevedo, superintendente geral de extensão, Paula Maria Abrantes Cotta de Mello, coordenadora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), Laura Tavares, pró-reitora de Extensão e Florence Brasil, coordenadora de Extensão do CCS.

Laura parabenizou a iniciativa do evento e afirmou que “este debate não deve ser apenas uma questão técnica, mas precisa se expandir para a sociedade. A diferença entre ensino-pesquisa-extensão deve acabar no meio universitário”.

Após a abertura, teve início a primeira mesa do seminário, intitulada Acervos de Imagem: Constituição, Restauração, Importância. Participaram dela a professora Elianne Ivo Barroso, da UFF, Francisco Moreira, do Labocine-RJ, Alexandra Carias, da Casa de Oswaldo Cruz, e Silvia Oroz, do Curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá.

Eliane discursou sobre a constituição e organização de acervos particulares, citando o exemplo do Acervo Caliban, do cineasta Silvio Tendler. Trata-se de uma produtora cinematográfica especializada em documentos históricos, e que possui um acervo de mais de cinco mil títulos. Além do Caliban, Eliane já trabalhou em projetos como o Vale Memória, que busca resgatar a história da Vale do Rio Doce, e o Imagem das Imagens, de Petrobrás. A professora enfatizou que a organização de arquivos facilita a busca por palavras-chave, agiliza a localização do material, democratiza a informação e disponibiliza o material para futuros interessados.

Outros temas abordados pela mesa foram Quando e Como é Preciso Restaurar Filmes, Acervo de Imagens em Movimento da Casa de Oswaldo Cruz: Organização e Metodologia, e A Importância dos Acervos Regionais e Fracionados.

No segundo dia do evento participaram da mesa Antonio Brasil, da UERJ, Luciano Saramago, da ECO/UFRJ, e Gabriela d’Araujo, Rossana Rocha, da Coordenadoria de Comunicação/Banco de Imagens da UFRJ.

O jornalista Antônio Brasil ressaltou a importância de termos guardado, documentado e com acesso livre a população um banco de vídeos de todos os telejornais já exibidos.

- A pessoa que for a Biblioteca Nacional e pedir um Jornal do século XIX, consegue, mas e os telejornais? E se quisesse assistir o telejornal de ontem? De um telejornal da época da Ditadura? Os indivíduos deveriam ter esse direito. A Rede Globo tem o maior acervo de imagens do Brasil, mas se chegar lá e pedir um vídeo, dependendo da sua proposta eles não vão permitir -, afirmou o jornalista.

Ele continuou seu discurso afirmando que o acesso a esse tipo de imagens é muito importante para pesquisadores, professores e para toda a sociedade.

A equipe da Coordenadoria de Comunicação falou sobre o Projeto do Banco de Imagens da UFRJ. Segundo a fotógrafa Gabriela D´Araújo, a sua equipe enfrentou problemas como a fragmentação da Universidade, a dificuldade de organização e o monopólio de alguns setores sobre o material público.

- O objetivo do projeto é criar um centro de referência iconográfica da UFRJ e oferecer esse serviço gratuitamente. Com o diferencial da diversidade da Universidade. O nosso acervo tem 2.200 mil fotos em papel, 50 mil digitais e quatro mil negativos de 35 mm – afirma Gabriela.

A organização do site é feita por método estrutural e todo o material fotográfico está guardado seguindo normas que não danificam o produto. Como o uso de armários de aço, pastas suspensas com limite de fotos e luvas de algodão para o manuseio.

O professor da ECO Luciano Saramago, falou sobre os Ambientes Virtuais interativos 3D e a produção do conhecimento.

No último dia foi abordado temas como o “Uso de estratégias informacionais nos vídeos em saúde”, com Alice Ferry de Moraes (ICICT/FIOCRUZ); “A imagem e a análise da informação tangível e estética: uma leitura possível nos arquivos e unidades de informação”, com Rosa Inês Novais Cordeiro (UFF); e “A Imagem como documento”, com Aline Lopes Lacerda (Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ).


Homenagem à diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery

Stéphanie Garcia Pires

Maria Antonieta Rubio Tyrrell, diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ) foi homenageada com a concessão do Título de Cidadã Honorária do Município do Rio de Janeiro. O evento foi realizado no dia 16 de maio, por iniciativa do vereador Roberto Monteiro, em apoio da Câmara Municipal.

Além do vereador e da homenageada, compuseram a mesa da cerimônia Carlos Tavera, cônsul geral do Peru, Hélio de Mattos Alves, prefeito da Cidade Universitária da UFRJ e Herdy Alves, presidente da Associação Brasileira de Obstetrícias e Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro.