• Edição 079
  • 03 de maio de 2007

Cursos e Palestras

5 de Maio - Motricidade Orofacial


Com intuito de aprofundar os conhecimentos relativos à motricidade, a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) oferece o curso de Motricidade Orofacial com Enfoque na Ortopedia e Ortodontia. O curso acontece nos dias 5 de maio; 2 de junho; 7 de julho; 4 de agosto 15 de setembro; 6 de outubro e 10 de novembro, sempre das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h e é voltado tanto para profissionais, quanto para acadêmicos de Fonoaudiologia.

A AFR fica na rua Lopes Trovão, 301 - Icaraí - Niterói – RJ. Outras informações pelo telefone (21)2109-2626 ou pelo site da AFR: www.afr.org.br


10 de Maio - 1° Encontro dos Ex-alunos da Faculdade de Odontologia


O Encontro com os ex-alunos de Pós-graduação do Departamento de Patologia e Diagnóstico Oral da Faculdade de Odontologia da UFRJ aborda temas como Estomatologia, Patologia Oral, Radiologia Oral e Imaginologia.

O evento acontece dia 10 de maio no Auditório Rodolpho Rocco (Quinhentão), no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ - Cidade Universitária - Rio de Janeiro – RJ.
Mais informações no site: www.supercongresso.com.br/estomatologia

 



14 de Maio - Curso Anual do Centro de Controle de Intoxicações


Estão abertas as inscrições para o Curso Anual do Centro de Controle de Intoxicações, do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense. Realizado entre 14 e 28 de maio, o curso é voltado para graduados e graduandos de Medicina, Enfermagem, Biologia, Farmácia e Veterinária.

Mais informações nos telefones: (21) 2717-0148 / 2717-0521 / 2629.9021

.


22 de Maio - III Jornada de Intercâmbio de Trabalhos


O Serviço Social vai realizar a III Jornada de Intercâmbio de Trabalhos de Serviço Social na Área da Saúde do Estado do Rio de Janeiro. O evento acontecerá no dia 22 de maio, a partir das 8h, no Auditório Halley Pacheco, que fica no 8° andar do HUCFF na Ilha do Fundão.

 


22 de Maio - 13ª Conferência Nacional de Saúde: Para onde vamos?


O Instituto de Estudo em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ) promove mesa redonda sobre assuntos relacionados ao direito à saúde e implementação do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento ocorrerá dia 22 de maio, às 9 horas, no auditório do IESC, localizado na Praça Jorge Machado Moreira, 100. (ao lado da Prefeitura Universitária) - Cidade Universitária da UFRJ - Ilha do Fundão.

Os debatedores presentes serão Eduardo Stotz (ENSP/FIOCRUZ), Maria Inês de Souza Bravo (FSS/UERJ) e Sara Granemann (ESS/UFRJ). Informações pelo telefone (21) 2598-9328 e e-mail iesc@iesc.ufrj.br .


25 de Maio - III Fórum de Linguagem


O III Fórum de Linguagem sobre Clínicas de Linguagem ocorrerá no dia 25 de maio, de 8h às 17h, no Salão Pedro Calmon, situado no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Palácio Universitário da Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250, 2º andar, Urca – RJ.

Serão discutidos os seguintes temas: “Cuidado em Saúde: Medicalização e/ou desinstitucionalização (Paradoxos do ato de cuidar)”, apresentado por Dr. Emerson Merhy (Médico Sanitarista UNICAMP e UFRJ); “A Clínica e a Formação Profissional”, por Laura Feuerwerkwe (Médica Saúde Pública), Paula Cerqueira (Psicóloga IPUB/UFRJ) e Victoria Brant (Pedagoga NUTES/UFRJ); e “Clínicas da Linguagem”, por Marcus André Vieira (Psiquiatra PUC/RIO), Maria Eduarda Costa Pereira (Psiquiatra UNICAMP), Mônica Rocha (Fonoaudióloga FM/UFRJ) e Eduardo Passos (Psicólogo UFF).

O evento é organizado pelos professores Mônica Rocha, Cláudia Drummond, Vânia Pavão e Maria Paula Cerqueira, do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina/UFRJ.


31 de Maio - III Jornada Interdisciplinas de Tabagismo


Com o tema Tabagismo Passivo – um mal evitável, ocorre dia 31 de maio a III Jornada Interdisciplinar de Tabagismo Professor José Rosemberg. O evento tem como principal objetivo promover um intercâmbio entre profissionais que atuam no combate ao tabagismo.

Local: Auditório Halley Pacheco, 8º Andar – Prédio do HUCFF / UFRJ – Rua Prof. Rodolpho Rocco, 255 – Ilha do Fundão. Inscrições gratuitas pelos e-mails:
nett@hucff.ufrj.br ou alberto.nett@gmail.com